Titulo Estágio
2016_N5 Automação de Testes nas áreas Online Charging System
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Local do Estágio
Aveiro
Enquadramento
O processo de desenvolvimento de software está em constante mudança fruto, entre outras, das exigências do mercado, nomeadamente no que toca à qualidade do software produzido e à redução do time-to-market. Nesse sentido, a automação de testes é uma tarefa de grande importância, pois permite a endereçar os aspetos qualidade e tempo, entre outros, mas é também uma tarefa de elevado grau de complexidade.
Objetivo
Pretende-se com este projeto conseguir o desenvolvimento de software para a automação de testes nas áreas Online Charging System, Active Campaign Manager ou para outros produtos da plataforma de serviços, nas ferramentas de suporte à automação de testes utilizadas pela Altice Labs. O elemento do projeto participará em todo o ciclo de desenvolvimento, desde a especificação de requisitos até à automação de testes e entrega ao cliente. Pretende-se, também, que sejam exploradas todas as capacidades associadas à automação de teste, nomeadamente o alargamento da cobertura de testes e a resiliência dos mesmos às alterações de configuração do sistema.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1 - Familiarização com os conceitos envolvidos;
T2 - Análise das exigências do mercado, nomeadamente no que toca à qualidade do software produzido e à redução do time-to-market ;
T3 – Escrita do relatório intermédio do Projeto Dissertação
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T4 – Integração nas equipas de desenvolvimento nas áreas Online Charging System, gestão de campanhas ou outros produtos da plataforma de serviços, com o objetivo de automação/manutenção dos testes das releases de software desses produtos;
T5 – Escrita do relatório final
Condições
O aluno será acompanhado internamente por uma equipa de I&D;
Durante o Plano de trabalhos Semestre 2 está a ser planeada a atribuição de uma Bolsa .
Observações
Aspetos Inovadores: Como aspetos inovadores, salienta-se a tentativa de utilização de uma metodologia de teste tipo "caixa-preta" (sem necessidade de conhecimento profundo do sistema que se pretende testar) e tentativa de aumento da resiliência dos testes às mudanças (ex.: mudanças retrocompatíveis ou apenas alterações de configuração) dos sistemas em teste.
Ferramentas a utilizar :
Ruby
Cucumber
Jenkins
Linux
Base de dados Oracle
Base de dados Postgres
Competências Chave requeridas:
Ruby
Cucumber
Jenkins
Linux
Base de dados Oracle
Base de dados Postgres
Os alunos interessados deverão enviar CV para regina@inova-ria.pt
Orientador
Doutoramento - Francisco Fontes
PCarv@alticelabs.com 📩