Propostas Submetidas - sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-12-04 18:57:59 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de uma solução que suporte a mobilidade de dispositivos IoT heterogéneos

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Apesar do atual debate sobre o que são e o que deverão ser os sistemas de 5ª Geração (5G), o seu desenvolvimento apresenta como requisitos centrais o suporte de maiores velocidades, a eficiência na utilização do espectro de frequências e da energia utilizadas, a melhoria da cobertura e o suporte a múltiplas ligações, entre outras. Estima-se que as primeiras versões comerciais dos sistemas 5G possam estar no mercado em 2020. No entanto, há um requisito particularmente importante nesta nova geração de redes: o suporte da Internet das Coisas (IoT - Internet of Things). Ou seja, os sistemas 5G terão de suportar os novos elementos da Internet e os mecanismos de mobilidade associados. Por exemplo, hoje em dia os utilizadores transportam com eles uma série de dispositivos heterogéneos como sensores, telemóveis, smart watches, smart glasses, iPods, e em que vários têm diferentes capacidades de comunicação (GSM, Bluetooth, LTE) e apresentam padrões próprios de mobilidade.

Objetivo

No entanto, são ainda escassos os mecanismos que suportem ambientes heterogéneos, de desempenho controlado e com diferentes níveis de qualidade de serviço. O suporte a ambientes deste tipo permitirá aos dispositivos IoT oferecer um conjunto muito maior de aplicações inovadoras e substituir os sistemas tradicionais de monitorização.
Pretende-se assim no âmbito deste estágio a proposta e avaliação de mecanismos inovadores de suporte à mobilidade com requisitos de desempenho de dispositivos IoT heterogéneos, com recuso de soluções baseadas em proxies.
Este estágio pressupõe assim o uso de diferentes tecnologias de acesso sem fios, programação distribuída avançada com aplicação real.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo da mobilidade e da IoT.
Data de início: Setembro 2016
Duração estimada: 1 mês

2) Desenho de uma aplicação distribuída, para a implementação dos proxies.
Data de início: Novembro 2016
Duração estimada: 6 meses

3) Implementação de um protótipo laboratorial para ambientes IoT móveis.
Data de início: Outubro 2016
Duração estimada: 4 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4) Validação e testes
Data de início: Janeiro 2017
Duração estimada: 1 meses

5) Implementação da aplicação final, considerando a interligação de várias redes IoT.
Data de início: Fevereiro 2017
Duração estimada: 2 mês

6) Aplicação em cenários reais, nomeadamente à aplicação WeDoCare (desenvolvida pelo grupo).
Data de início: Abril 2017
Duração estimada: 3 mês

Condições

O trabalho a desenvolver enquadra-se no contexto do projeto de investigação PTDC/EEI-SCR/2072/2014 – “SOCIALITE – Arquiteturas, Soluções e Ambiente para uma Internet das Coisas Orientada para as Pessoas”, financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia.

O aluno selecionado para este estágio poderá candidatar-se a uma bolsa de investigação para licenciados, no valor mensal de €745, com uma duração de 6 meses.

Observações

O estágio será co-orientado pelo Doutor Fernando Boavida, docente do DEI.

Orientador

Jorge Sá Silva
saliva@dei.uc.pt 📩