Titulo Estágio
NFV4SafeSCADA: Integração de funções virtualizadas de rede para reforço da segurança em ambientes industriais
Áreas de especialidade
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Engenharia de Software
Local do Estágio
DEI – FCTUC (Laboratório de Comunicações e Telemática)
Enquadramento
Este estágio enquadra-se no âmbito de um projeto de investigação sobre o impacto das tecnologias SDN (Software-Defined Networking) e NFV (Network Function Virtualization) no âmbito dos sistemas críticos, nomeadamente nas redes de controlo industrial SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition), utilizadas em ambientes tão diversos como linhas de montagem ou distribuição e produção de energia (centrais nucleares, de ciclo misto, etc.).
Para além da segurança de redes de controlo industrial, este projeto pretende ainda investigar diversos mecanismos inovadores, ao nível da detecção de ataques informáticos a redes de controlo industrial, da sua contenção e da delimitação dos riscos associados a esses ataques assim como do reforço da sua resiliência e tolerância a falhas. Assim, o objectivo do presente trabalho incide em duas linhas de ação: apoiar o desenvolvimento de um testbed de NFV para sistemas SCADA e investigar o potencial decorrente da associação destas duas tecnologias.
Objetivo
Objectivo
Para este trabalho, o estagiário deverá enquadrar-se na equipa já existente, familiarizando-se com o trabalho já feito nesta linha de investigação e seu estado da arte.
Posteriormente, o estagiário deverá participar na projeto e implementação do testbed NFV/SCADA, assim como na prospecção, concepção e desenvolvimento de mecanismos e soluções capazes de tirar partido das potenciais sinergias existentes entre estas duas tecnologias.
Estão assim previstos os seguintes objectivos:
• Ambientação com projeto e com estado da arte na temática das redes SCADA, identificando e analisando as principais soluções disponíveis.
• Proposta de arquitetura para o testbed SCADA/NFV
• Análise do potencial combinado das tecnologias SCADA/NFV e proposta de soluções técnicas capazes de tirar partido do seu potencial combinado, em termos de segurança (prevenção, detecção, reação), resiliência e tolerância a falhas.
• Implementação, validação e documentação das soluções desenvolvidas
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Familiarização com o tema do trabalho, com o projeto e com o estado da arte (4 semanas).
- Escrita da primeira versão da arquitetura do testbed e proposta preliminar para as soluções a desenvolver (3 semanas).
- Discussão, refinamento e elaboração da versão final da arquitetura do testbed (2 semana)
- Implementação do testbed (4 semanas)
- Documentação e Escrita do Relatório Intermédio de Estágio (2 semanas).
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Refinamento das propostas para implementação de soluções SCADA/SDN (2 semanas)
- Desenvolvimento e integração dos mecanismos/soluções a desenvolver (5 semanas)
- Validação das soluções desenvolvidas (5 semanas).
- Documentação final e Escrita do Relatório/Dissertação (3 semanas).
Condições
A capacidade de trabalho em equipa será essencial, dado que o candidato ficará enquadrado num projeto em curso no Laboratório de Comunicações e Telemática do DEI e com vários parceiros europeus (empresas na área da defesa e segurança, operadores de energia, universidades).
Observações
Existe a possibilidade de remunerar o estagiário com uma Bolsa de Investigação, com valores e condições a definir em função do perfil e da disponibilidade do candidato.
Orientador
Paulo Alexandre Ferreira Simões (orientador) e Tiago José dos Santos Martins da Cruz (co-orientador)
psimoes@dei.uc.pt 📩