Auto Propostas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-12-12 13:28:38 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

OpenCar – The App Platform for Connected Cars

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

Os automóveis atuais oferecem cada vez mais interação com o condutor e seus ocupantes, não só com vista a tornar a viagem mais agradável, mas também com o intuito de aumentar a segurança dos passageiros, sempre que algo de errado se passe com o veículo ou com a condução.

Sendo o ser humano uma “criatura de hábitos”, é possível a um condutor adquirir um estilo de condução que na sua opinião é correcto, mas que poderá não ser o mais seguro. Numa tentativa de sensibilizar os condutores para os defeitos existentes nos seus hábitos de condução, afigura-se-nos como promissor avaliar o seu comportamento em estrada e, pouco a pouco, construir um perfil baseado nas acções que estes tomam em viagem. Este tipo de perfil permitirá melhorar os hábitos dos condutores, de forma a tornar a sua condução mais económica e segura.

Objetivo

O objectivo deste estágio é recorrer ao software da OpenCar e às várias API’s do mesmo, de modo a recolher dados telemáticos, que mais tarde serão analisados para construir um perfil de condução de cada condutor.

Os dados recolhidos serão posteriormente enviados para um serviço que irá dispor de uma API de modo a permitir ligação com o software instalado no automóviel via a InternetDataAccessAPI, disponibilizada pelo OpenCar. Estes dados consistem em valores recolhidos dos vários sensores instalados na viatura, disponibilizados pelas API’s de Telematics, também disponibilizadas pelo OpenCar. Os sensores estendem-se desde valores de eficiência de consumo de combustível até a pressão de um pneu em particular.

A análise destes dados terá em conta os valores recolhidos e consistirá essencialmente em associar os vários valores de forma a tentar inferir informação acerca de possíveis acontecimentos do mundo real (por exemplo: uma viatura que atinja valores de velocidade lateral fora do normal num ritmo diário pode indicar que o condutor tem tendência a curvar com demasiada velocidade).

Desafios: Uma vez que a tecnologia é nova, a comunidade à sua volta ainda é relativamente pequena, o que pode dificultar a investigação. No entanto, o suporte oferecido no site, tanto a nível de email como de documentação colmatam essa dificuldade.

O desenvolvimento deste trabalho será feito com recurso a emuladores.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

(ID da tarefa / Identificação / Duração (horas) / Dependências)
(1 / Integração na equipa do projeto / 5 / -)

(2 / Aprendizagem das metodologias e processos relacionados / 16 / 1)

(3 / Aprendizagem das tecnologias e ferramentas a utilizar / 16 / 1,2)
(4 / Estudo da literatura, enquadramento e objetivos do projeto / 32 / 1)

(5 / Identificação de requisitos / 16 / 4)

(6 / Planeamento do desenvolvimento / 5 / 5)
(7 / Sprints de desenvolvimento / 128 / 6)
(8 / Escrita do relatório intermédio e preparação da apresentação / 16 / 7)

(9 / Preparação de demonstração / 10 / 8)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

(ID da tarefa / Identificação / Duração (horas) / Dependências)
(10 / Integração dos dados recolhidos na apresentação intermédia no planeamento do estágio e na preparação do relatório final / 20 / -)

(11 / Sprints de desenvolvimento / 380 / 7,10)
(12 / Escrita de documentação / 25 / 11)
(13 / Preparação de testes e demonstração / 25 / 11)
(14 / Sprints de desenvolvimento / 80 / 7,13)

(15 / Escrita do relatório final e preparação da apresentação / 30 / 14)

Condições

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Observações

(estágio auto-proposto pelo aluno Eduardo Silva)

Orientador

Filipe Araújo
filipius@uc.pt 📩