Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 21:33:39 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Comunicações Contextuais para Google Chrome

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

WIT Software, Taveiro, Coimbra

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações, tais como o Grupo Vodafone, Telefónica, Orange, Deutsche Telekom, Singtel, Oi Brasil, Century Link (USA), TeliaSonera, Unitel.

A WIT pretende prototipar um serviço de comunicações contextuais para possibilitar a criação de chamadas e salas de conversação a partir de vários contextos. O objectivo deste projecto é a criação de um plug-in para um browser para permitir enriquecer páginas Web de email e de gestão de relações com clientes. Este enriquecimento visa dotar determinadas áreas destas páginas com capacidades de comunicação.

Objetivo

O estágio consiste na prototipagem de um plug-in para o browser Chrome que permita ao utilizador registar com a conta da sua operadora de telecomunicações, de forma a conseguir iniciar comunicações. O plug-in deve processar o conteúdo de páginas de produtividade, como clientes de email (Google Mail, Outlook.com) e aplicações de CRM (Salesforce.com e SugarCRM).

A extensão irá enriquecer o conteúdo destas páginas para que o utilizador possa iniciar comunicações. As comunicações de voz e vídeo iniciadas através de aplicações de email, transportam a informação sobre a mensagem de email a partir do qual foram iniciadas, o que permite ao destinatário da chamada saber a razão da chamada. Uma chamada iniciada ou recebida através com o contexto de uma aplicação de CRM permite saber informação sobre o cliente que está a fazer a chamada, e transmitir essa informação para colegas dentro da empresa.

Com o auxílio de um tutor, o estagiário deve começar por estudar a tecnologia WebRTC, de modo a ganhar conhecimento sobre o seu funcionamento, bem como o desenvolvimento de plugins para o Google Chrome. Após consolidar o conhecimento sobre webRTC, deverá conduzir um estudo sobre o estado da arte sobre serviços de comunicações contextuais.

O aluno deverá ter capacidade crítica necessária para recolher, analisar e estruturar informação de soluções existentes.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo da tecnologia WebRTC e de sistemas de comunicações contextuais. A parte prática será feita com recurso a uma gateway já desenvolvida pela WIT.
- Análise detalhada das funcionalidades propostas para o estágio;
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Desenvolvimento de uma entensão para Google Chrome:
1. Integração com a sinalização da WIT WebRTC Gateway;
2. Autenticação;
3. Processamento das páginas dos clientes de email.
- Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização dos desenvolvimentos:
1. Processamento das páginas de CRM;
2. Colocalção de novos componentes para iniciar comunicações;
3. Colocação do contexto em servidor remoto e criação de convite para página web para acesso pelos outros utilizadores.
- Preparação do protótipo para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro. O estágio será remunerado. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado Scrum, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Alexandre da Costa Brito
alexandre.brito@wit-software.com 📩