Titulo Estágio
Comunicações Contextuais para Cliente de Email
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Local do Estágio
WIT Software, Taveiro, Coimbra
Enquadramento
A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações, tais como o Grupo Vodafone, Telefónica, Orange, Deutsche Telekom, Singtel, Oi Brasil, Century Link (USA), TeliaSonera, Unitel.
Neste estágio pretende-se prototipar um serviço de comunicações contextuais para possibilitar a criação de chamadas e salas de conversação a partir de vários contextos. O objectivo deste projecto é a criação de um plug-in para um cliente de email que permita que sejam iniciadas comunicações que transportem consigo o contexto que as envolvem, como a thread de emails, ou a tarefa que o utilizador está a visualizar naquele momento.
Objetivo
O estágio consiste na prototipagem de um plug-in para o cliente de email Thunderbird que permita ao utilizador registar-se com a sua conta da operadora de telecomunicações, de forma a conseguir iniciar comunicações. A partir do cliente de email deve ser possível fazer chamadas com os intervenientes num dado email, e também, a partir de um convite para uma reunião, iniciar a chamada para o respectivo servidor de conferências. Este plugin deve também permitir ao utilizador passar de uma discussão de emails para um cliente Web, transformando a discussão numa conversa de grupo, sem perder o contexto dos emails.
O estagiário deve começar por estudar a tecnologia WebRTC, bem como o desenvolvimento de plugins para o cliente de email e conduzir um estudo sobre o estado da arte sobre serviços de comunicações contextuais.
O desenvolvimento será focado no plugin para o cliente de email (Thunderbird), utilizando XUL, Javascript e HTML. O desenvolvimento no servidor aplicacional será feito em Java.
O aluno deverá ter capacidade crítica necessária para recolher, analisar e estruturar informação de soluções existentes. Deverá estudar protocolos standard e efectuar a análise de requisitos do projecto.Irá ser usada uma metodologia Lean. O estagiário deverá executar primeiro actividades de prototipagem,auxiliado pela equipa de design gráfico da WIT. O protótipo final deverá ser incluído num ambiente de testes IMS e estar disponível para demonstração interna e estudos de benchmarking.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo da tecnologia WebRTC e de sistemas de comunicações contextuais.
- Análise detalhada das funcionalidades propostas para o estágio;
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Desenvolvimento de uma entensão para o Thunderbird:
1. Sistema de autenticação;
2. Desenvolvimento de plugin base para Thunderbird;
3. Integração com a sinalização da WIT WebRTC Gateway;
4. Integração da biblioteca WebRTC nativa de forma a permitir a criação de chamadas.
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização dos desenvolvimentos:
1. Processamento de contactos;
2. Processamento de emails (Deteção de contexto por contacto e convites para reuniões);
3. Colocação do contexto em servidor remoto e criação de convite para página web para acesso pelos outros utilizadores.
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais através de benchmarking;
- Documentação final de estágio.
Condições
O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro. O estágio será remunerado. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.
Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).
No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.
Observações
- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado Scrum, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.
Orientador
André Manuel Rodrigues da Silva
andre.silva@wit-software.com 📩