Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 22:10:03 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de um framework para criação de plug-ins em Apps Android

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

WIT Software, Taveiro, Coimbra

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações, tais como o Grupo Vodafone, Telefónica, Orange, Deutsche Telekom, Singtel, Oi Brasil, Century Link (USA), TeliaSonera, Unitel.

Neste estágio pretende-se prototipar uma framework para suporte de plug-ins em aplicações Android, que permita a sua instalação e execução a partir de uma Store na rede. O objectivo deste protótipo de software é construir um módulo genérico que possa ser integrado com outros serviços, de modo a possibilitar a instalação e execução de plug-ins, independentemente do modelo do dispositivo móvel ou versão do sistema operativo de cada utilizador.

Para realizar este protótipo, será necessário integrar com funcionalidades nativas dos dispositivos móveis assim como com serviços externos. Será igualmente necessário compreender conceitos relacionados com protocolos de comunicação.

Objetivo

O estágio consiste na prototipagem de um módulo para aplicações Android, que permitiria aos utilizadores descarregar e instalar extensões a partir da rede. Os plug-ins poderão ter características e modos de funcionamento distintos, sendo que a comunicação entre entre o plug-ing e/ o servidor deverãá obedecer a um conjunto de protocolos a definir, de modo a garantir a interoperabilidade entre plataformas.

O estagiário deverá começar por ganhar familiaridade com a plataforma Android e respectivo ambiente de desenvolvimento, bem como consolidar os conhecimentos gerais sobre protocolos de comunicação e especificação RCS (Rich Communication Services).

Deverá de seguida, conduzir um estudo sobre o estado da arte de módulos para suporte de extensões em ambiente Android. O aluno deverá ter capacidade crítica necessária para recolher, analisar e estruturar informação de soluções existentes no mercado. Deverá estudar protocolos standard, de forma a recolher a informação técnica necessária para a fase de implementação e efectuar a análise de requisitos da solução.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
Estudo dos protocolos de comunicação;
Análise detalhada das funcionalidades propostas para o estágio;
Levantamento do estado da arte;
Análise de requisitos;
Elaboração do plano de desenvolvimento;
Prototipagem de plug-ins para suporte aos desenvolvimentos;
Desenvolvimento da framework para suporte de plug-ins, com os seguintes módulos:
- Framework base para execução e gestão gestão de plug-ins;
- Aquisição e instalação de extensões a partir da Store;
Preparação da solução para demonstrações internas;
Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
Finalização dos desenvolvimentos:
- Suporte para modos Session / Standalone;
- Envio de convites para uma lista de contactos;
- Suporte para modos Buyer / Owner.
Preparação do protótipo para demonstrações internas;
Testes funcionais;
Avaliação de requisitos não funcionais através de benchmarking;
Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro. O estágio será remunerado. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado Scrum, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Tiago Lopes Leitão
tiago.leitao@wit-software.com 📩