Titulo Estágio
Agentes cognitivos para auxílio no processo de tomada de decisão em ambientes de incerteza e risco
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
CMS-DEI-FCTUC
Enquadramento
Os mercados financeiros são de grande importância para o bom funcionamento das economias e sociedades. A maioria dos investidores individuais que opera, por exemplo, nos mercados de ações obtem retornos que são inferiores ao do mercado. Para além disso, a falta de literacia económica e financeira aliada ao uso inapropriado dos instrumentos financeiros disponíveis resulta num cenário em que muitos investidores perdem parte ou todo o capital investido. Em casos mais graves, dada a natureza de alguns instrumentos financeiros, o investidor pode vir a perder mais do que todo o capital investido, resultando em capital negativo.
Para se compreender o complexo processo de tomada de decisão humana neste domínio, há duas áreas que merecem destaque, nomeadamente a economia comportamental e o estudo das emoções. A economia comportamental é uma área de investigação resultante da união da psicologia com a economia que tem como objetivo compreender o processo de tomada de decisão humana sob risco
Objetivo
O objectivo central desta dissertação é a criação de um agente cognitivo que represente de forma fidedigna o agente humano de modo que este, idealmente, tenderá a exibir as emoções e o comportamento que o seu respectivo agente exibiria em situação similar. Daremos a conhecer aos agentes humanos qual o seu perfil emocional e comportamental por meio do seu respectivo agente cognitivo de modo que os investidores possam tomar melhores decisões sob o ponto de vista tanto prático quanto do seu bem estar.
Concretamente, vamos realizar um estudo de mercados (provavelmente mercados de apostas e/ou mercados de previsão) nos quais os agentes económicos tem de lidar com risco e incerteza. Estes mercados, embora simples sob o ponto de vista do seu funcionamento, apresentam uma dinâmica rica em termos de modelação comportamental e emocional. Dessa forma, vamos mapear os comportamentos e emoções relevantes ao domínio em questão. A criação do agente cognitivo irá se basear na vasta literatura de economia comportamental e emoções que se encontra disponível tendo como objetivo a criação de um template por defeito. Este template deverá ser ajustado consoante os inputs e feedbacks comportamentais e emocionais fornecidos pelo agente humano. Por fim vamos realizar experimentação computacional e tradicional com seres humanos a fim de avaliar de que modo o agente cognitivo auxilia o seu respectivo agente humano no processo de tomada de decisão no(s) mercado(s) em questão.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Plano de Trabalhos - 1º semestre
Fase 1 - Revisão da bibliografia e estado da arte.
Fase 2 - Desenvolvimento de um protótipo simples para demonstração de conceito.
Fase 3 - Elaboração da proposta de dissertação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Plano de Trabalhos - 2º semestre
Fase 4 - Desenvolvimento de soluções de acordo com o plano de investigação da proposto.
Fase 5 - Testes, experimentação e avaliação dos resultados.
Fase 6 - Escrita da Dissertação.
Fase 7 - Escrita de um artigo científico.
Condições
O trabalho será desenvolvido num laboratório do CMS, com recurso a meios computacionais adequados.
Observações
Requisitos
Serão valorizadas competências nas seguintes áreas:
− Motivação para projectos práticos de Ciência Cognitiva
− Movitação para aprendizagem de técnicas de Machine Learning
− Motivação para realização de experimentação computacional e/ou tradicionais com seres humanos
− Competências de Programação
− Inteligência Artificial
Orientador
Davi Baccan; Luís Macedo
macedo@dei.uc.pt 📩