Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 22:18:28 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Geração de poesia com estilo

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Criatividade Computacional é uma subárea emergente da Inteligência Artificial que visa o desenvolvimento de sistemas computacionais com comportamentos que possam ser considerados criativos.

Destacam-se sistemas capazes de compor música, gerar arte visual, escrever humor ou poesia. Na última década, o grupo CMS do CISUC tem sido activo na área e está actualmente envolvido em dois projectos Europeus, o PROSECCO e o ConCreTe.

Um dos trabalhos em desenvolvimento no CMS é o PoeTryMe (http://poetryme.dei.uc.pt), um sistema que gera poesia de acordo com um conjunto de parâmetros, incluindo palavras que definam um domínio ou um sentimento. O PoeTryMe tem uma arquitectura flexível que o permite adaptar-se à geração de poemas com diferentes configurações, incluindo estruturas mais clássicas (pe. sonetos) ou de letras de música, escritos, actualmente, em português, espanhol ou inglês. Mas apesar de tudo, acreditamos que o potencial desta arquitectura não terá sido completamente explorado.

Objetivo

O principal objectivo deste trabalho é a geração de poesia nova, mas que seja reconhecida como próxima ao estilo de um determinado autor, que poderá ser um poeta conhecido (pe. Bocage) ou um músico (pe. Jim Morrison). O principal requisito será a existência de texto suficiente, acessível e produzido pelo autor, que assim permita uma “aprendizagem” do estilo de forma automática.
A um nível exploratório, poderá até considerar-se a geração de poesia ao estilo de artigos da Wikipédia, tweets de um autor, ou peças de um jornalista. Tirando partido das funcionalidades actuais do PoeTryMe, poderá ainda ser gerado texto ao estilo de um poeta/letrista para música de outro compositor (pe. letras ao estilo de Kurt Cobain para música de Johnny Cash).

A solução a desenvolver deverá ser suficientemente genérica para permitir, a cada execução, a geração de poesia ao estilo de um autor diferente, dado como parâmetro de entrada. O PoeTryMe e a sua geração baseada em templates poderão ser usados como ponto de partida.
Mas é aceitável considerar o desenvolvimento de um novo sistema que pode reutilizar componentes do PoeTryMe e, por exemplo, aprender um modelo da linguagem de cada autor, considerando expressões e construções linguísticas usadas por ele.

Para além da forte componente experimental, o progresso deverá avaliado, com foco na proximidade dos resultados ao estilo desejado. Deverá ainda ser considerada a presença de características como o ritmo ou o sentido do texto produzido.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

• Estudo do estado da arte relativamente a criatividade computacional, com foco na criatividade linguística
• Familiarização com o PoeTryMe e os recursos que o compõem
• Especificação de um protótipo
• Elaboração da proposta de dissertação

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• Implementação do protótipo
• Experimentação e avaliação do protótipo
• Elaboração da dissertação
• Escrita de artigo científico

Condições

O local de trabalho será o laboratório de investigação do grupo CMS do CISUC onde haverá um acompanhamento regular por parte dos orientadores.

Orientador

Hugo Gonçalo Oliveira e Pedro Martins
hroliv@dei.uc.pt 📩