Titulo Estágio
Sistema de Anotação de Vídeo para Aprendizagem Online
Áreas de especialidade
Sistemas de Informação
Engenharia de Software
Local do Estágio
Departamento de Engenharia Informática
Enquadramento
Os cursos online baseiam-se na combinação de texto, imagens, slides, áudio, vídeos, jogos e simulações. De entre estes media, os vídeos são hoje a componente chave. Curiosamente, tanto as tecnologias como os modelos pedagógicos da utilização do vídeo são primitivos e, ao contrário dos textos, que permitem introduzir marcas e sublinhados, não aceitam anotações.
Também ao contrário dos textos, onde se pode saltar para trás e para a frente, explorar hiperligações e fazer pesquisas por palavras chave, os vídeos impõem percursos lineares que excluem a navegação. Os “thumbnails” das linhas de tempo dos vídeos do YouTube, e os tempos exibidos nessas linhas, são já mecanismos de navegação rudimentares, mas limitados.
Do ponto de vista da utilização pedagógica, os vídeos são igualmente pobres, limitando-se em geral a mostrar “cabeças falantes” e slides que mantém e ampliam as limitações das aulas teóricas tradicionais sem tirarem proveito das potenciais vantagens.
Objetivo
Pretende-se a proposta de um sistema de anotação de vídeos que inclua mecanismos para a inserção, pelo utilizador, de:
* índices pesquisáveis (“bookmarks”) aos quais possa aceder quando queira;
* notas pessoais, linhas geométricas e esboços, também pesquisáveis.
* comandos de navegação, para trás e para a frente (p. ex., “recua 2:20 minutos”);
Os fluxos de trabalho dos cursos online oferecem, com frequência, entre o início e o fim de uma aula, três percursos quase paralelos:
* um percurso de vídeo (a sequência dos vídeos da aula),
* um percurso de slides (os slides apresentados, descarregáveis separadamente) e
* um percurso de texto (o texto que resume ou reproduz o que foi dito no vídeo e nos slides).
Tendo em conta o quase paralelismo destes percursos, pretende-se poder navegar de forma cruzada, de um dos media (texto, slides, vídeo) para os outros dois. A título de exemplo, seria possível pesquisar uma palavra no texto e o sistema indicar onde é que essa palavra é abordada nos slides ou no vídeo.
Um objetivo adicional para os estudantes interessados nas questões educativas é a proposta de soluções pedagógicas para a exploração do novo sistema. Aceita-se a proposta de funcionalidades adicionais, eventualmente surgidas durante o projeto, que o estagiário entenda oportuno incluir.
O resultado final será uma tese que proponha as soluções acima, acompanhada por uma prova de conceito funcional que as ilustre.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Plano de trabalhos do 1o semestre:
T1: (de 15 de Setembro a 15 de Outubro 2015) - Revisão do estado da arte do uso de vídeo em aplicações educativas.
T2: (de 16 de Outubro a 15 de Novembro 2015) – Revisão do estado da arte das tecnologias de vídeo nos aspetos relevantes para a sua anotação.
T3: (de 16 de Outubro a 15 de Novembro 2015) - Revisão do estado da arte das ferramentas e normas para anotação de vídeo.
T4: (de 16 de Novembro a 19 de Dezembro 2015) – Sistematização dos desafios encontrados.
Nota – A conveniência em adquirir uma visão sistémica destes tópicos justifica que sejam abordados em simultâneo, se o estagiário assim o quiser. A escrita do relatório intermédio deverá ser realizada ao longo do trabalho, com entrega quinzenal de um breve ponto da situação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Plano de trabalhos do 2o semestre:
T5: (de 8 de Fevereiro a 15 de Março) - Identificação de soluções para os desafios encontrados.
T6: (de 16 Março a 30 de Abril) - Desenvolvimento de provas de conceito para ilustração das soluções propostas
T7: (de 1 a 31 de Maio) - Avaliação de resultados
Nota 1 – as tarefas T5 a T7 tenderão a ser realizadas de forma iterativa e incremental.
Nota 2 – A escrita do documento final da dissertação deverá ser realizada ao longo do trabalho, com entrega quinzenal de um breve ponto da situação.
Condições
O trabalho será realizado no Departamento de Engenharia Informática, no contexto do Grupo de Sistemas de Informação. Serão facultadas as condições logísticas necessárias.
A orientação ficará a cargo de:
* Paulo Rupino da Cunha: http://eden.dei.uc.pt/~rupino (rupino@dei.uc.pt)
* António Dias de Figueiredo: http://eden.dei.uc.pt/~adf (adf@dei.uc.pt)
O aluno poderá usar estes contactos se desejar obter mais esclarecimentos sobre esta proposta.
Observações
A conclusão bem sucedida deste estágio aceita variados níveis de realização. Ao nível mais simples, poderá apresentar-se como uma análise do estado da arte acompanhada por um conjunto de propostas para o futuro sistema, ilustradas com uma prova de conceito ou um protótipo. A um nível mais ambicioso, a prova de conceito poderá apresentar-se como a versão alfa de uma aplicação web, uma aplicação para computador pessoal ou uma “app” para um dispositivo portátil. No limite, um estagiário excepcional poderá encarar este projeto como uma ideia de negócio em torno da qual poderá financiar a criação de uma empresa ou equacionar a venda da proposta a uma grande empresa internacional.
Orientador
Paulo Rupino da Cunha
rupino@dei.uc.pt 📩