Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-24 13:21:08 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aplicação web para Gestão de Frota

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Grupo CANAS , Rua do Ferrador, 11 - 3090-495 - Paião

Enquadramento

Para este Cliente, a CANAS presta diversos serviços de construção, manutenção e assistência de emergência à rede elétrica em 21 concelhos, nas áreas geográficas de Leiria, Caldas da Rainha e Torres Vedras, em regime de Empreitada Contínua 24h/24h.

A prestação deste tipo de serviços requer a utilização de centenas de técnicos, viaturas e equipamentos, organizados em equipas de intervenção, que se movem 24h/24h num extenso palco de atuação territorial com aproximadamente 15.000 km2.

Numa área geográfica tão vasta, uma melhor coordenação das equipas e uma resposta pronta e eficaz ao serviço solicitado pelo Cliente dependem, obviamente, de uma gestão otimizada das informações de localização das equipas de intervenção no terreno, quer em tempo real, quer em termos de histórico.

Para garantir esta gestão otimizada, a CANAS pretende criar uma aplicação web, que forneça, em tempo real e em termos de histórico, as posições GPS de cada uma das viaturas/equipas (VER OBSERV. ABAIXO)

Objetivo

Desenvolvimento de uma aplicação Web destinada a recolher e cruzar dados disponíveis nas plataformas dos nossos fornecedores externos de serviço de geolocalização de veículos, pagamento de combustíveis e identificadores de portagem, aliados a inputs internos dos departamentos de manutenção e exploração, para gerar em tempo real e para histórico relatórios de gestão de frota/equipas de intervenção à medida das necessidades específicas da empresa, com recurso a tecnologias como PHP,CSS, JavaScript, entre outras, focando principalmente a:

- Gestão de cada viatura/equipamento com:

- Ficha completa com elementos de identificação e documentação;
- Ficha completa com registos de Manutenção Preventiva e Fortuita;
- Ficha completa com registos de utilização por data de condutores/manobradores;
- Ficha completa de equipamentos complementares ao equipamento principal;
- Ficha completa com registos de km percorridos por período;
- Ficha completa com registos de consumo de combustível por período;
- Ficha completa com registos de custos de portagens;
- Ficha completa com registos de custos de manutenção.

- Gestão das equipas de intervenção

- Ficha completa das equipas de intervenção, com respetivos elementos de identificação e documentação dos funcionários
que a integram;

- Plataforma de localização em tempo real dos equipamentos/equipas de intervenção via GPS;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Estudo de soluções existentes no mercado;
- Levantamento e definições de requisitos;
- Arquitetura do sistema.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Desenvolvimento da aplicação em Web;
- Plano de Inspeções Preventivas dos Equipamentos de acordo com as indicações dos fabricantes;

- Gráficos estatísticos contemplando as várias vertentes de controlo de frota/equipas de intervenção.


- Integração dos módulos de software com fontes externas de informação;
- Ensaios práticos da aplicação;
- Implementação.

Condições

O candidato deve possuir conhecimento sobre desenvolvimento de Soluções Web. O estágio curricular será renumerado, de acordo com a categoria profissional à data do estágio.

Observações

Para garantir esta gestão otimizada, a CANAS pretende criar uma aplicação web, que forneça, em tempo real e em termos de histórico, as posições GPS de cada uma das viaturas/equipas de intervenção presentes no terreno, bem como promova a sua gestão em termos estatísticos.

Assegurar a manutenção preventiva da frota de viaturas e equipamentos da CANAS, conforme as indicações dos fabricantes, é igualmente uma das preocupações da empresa que poderá também ser colmatada através deste Projeto.

Orientador

Tiago Alexandre Germano da Silva
tiago.silva@canas.pt 📩