Propostas sem aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-02 10:35:15 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Comunicações Contextuais para Cliente de Email

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

WIT Software, Taveiro, Coimbra

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações, tais como o Grupo Vodafone, Telefónica, Orange, Deutsche Telekom, Singtel, Oi Brasil, Century Link (USA), TeliaSonera, Unitel.

Neste estágio pretende-se prototipar um serviço de comunicações contextuais para possibilitar a criação de chamadas e salas de conversação a partir de vários contextos. O objectivo deste projecto é a criação de um plug-in para um cliente de email que permita que sejam iniciadas comunicações que transportem consigo o contexto que as envolvem, como a thread de emails, ou a tarefa que o utilizador está a visualizar naquele momento.

Objetivo

O estágio consiste na prototipagem de um plug-in para o cliente de email Thunderbird que permita ao utilizador registar-se com a sua conta da operadora de telecomunicações, de forma a conseguir iniciar comunicações. A partir do cliente de email deve ser possível fazer chamadas com os intervenientes num dado email, e também, a partir de um convite para uma reunião, iniciar a chamada para o respectivo servidor de conferências. Este plugin deve também permitir ao utilizador passar de uma discussão de emails para um cliente Web, transformando a discussão numa conversa de grupo, sem perder o contexto dos emails.

O estagiário deve começar por estudar a tecnologia WebRTC, bem como o desenvolvimento de plugins para o cliente de email e conduzir um estudo sobre o estado da arte sobre serviços de comunicações contextuais.

O desenvolvimento será focado no plugin para o cliente de email (Thunderbird), utilizando XUL, Javascript e HTML. O desenvolvimento no servidor aplicacional será feito em Java.

O aluno deverá ter capacidade crítica necessária para recolher, analisar e estruturar informação de soluções existentes. Deverá estudar protocolos standard e efectuar a análise de requisitos do projecto.Irá ser usada uma metodologia Lean. O estagiário deverá executar primeiro actividades de prototipagem,auxiliado pela equipa de design gráfico da WIT. O protótipo final deverá ser incluído num ambiente de testes IMS e estar disponível para demonstração interna e estudos de benchmarking.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo da tecnologia WebRTC e de sistemas de comunicações contextuais.
- Análise detalhada das funcionalidades propostas para o estágio;
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Desenvolvimento de uma entensão para o Thunderbird:
1. Sistema de autenticação;
2. Desenvolvimento de plugin base para Thunderbird;
3. Integração com a sinalização da WIT WebRTC Gateway;
4. Integração da biblioteca WebRTC nativa de forma a permitir a criação de chamadas.
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização dos desenvolvimentos:
1. Processamento de contactos;
2. Processamento de emails (Deteção de contexto por contacto e convites para reuniões);
3. Colocação do contexto em servidor remoto e criação de convite para página web para acesso pelos outros utilizadores.
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais através de benchmarking;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro. O estágio será remunerado. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado Scrum, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

André Manuel Rodrigues da Silva
andre.silva@wit-software.com 📩