Propostas sem aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-02 00:22:08 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

KhronoSim – CRITICAL SOFTWARE Desenvolvimento de plataforma de testes para sistemas críticos

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Parque Industrial de Taveiro, Lote 48, 3045-504 Coimbra

Enquadramento

Os sistemas baseados em software estão a crescer cada vez mais tornando-se cada vez mais importantes para as organizações e indivíduos. Facilmente se percebe que, a mais pequena falha num destes sistemas, pode causar um grande impacto negativo no negócio ou mesmo a perda de vidas humanas.

As tarefas, procedimentos e técnicas utilizadas na validação destes sistemas, tornam-se assim imprescindíveis no desenvolvimento de software e têm vindo ganhar cada vez mais importância e destaque.

Com o objetivo de entregar produtos com a qualidade necessária, capazes de enfrentarem as exigências dos mercados e mantendo o mesmo nível de competitividade, as indústrias de desenvolvimento de software cada vez mais adotam estratégias e procedimentos de automação de testes e de tarefas de validação.

Objetivo

O aluno será integrado, em contexto iTGrow, na equipa do projecto KhronoSim e terá como objetivo o estudo, análise, especificação, implementação e validação de novas funcionalidades para a plataforma de automação de testes KhronoSim.

Pretende-se que numa primeira fase, seja realizada uma análise à plataforma e às funcionalidades existentes e que seja desenvolvido suporte ao sistema de emulação de plataformas de HW.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

As principais atividades a desenvolver no âmbito do projecto de dissertação são:

▪ T1: Análise da plataforma existente, provas de conceito de ferramentas, procedimentos e técnicas de automação de testes de software.
▪ T2: Análise de requisitos e especificação das funcionalidades a desenvolver para suportar a integração de emuladores de HW, nomeadamente emulador de CPU multicore. Esta especificação e análise terão o apoio de elementos da equipa da Critical Software. Durante esta fase o aluno deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho;
▪ T3: Codificação, implementação e integração das funcionalidades especificadas. Estas tarefas serão acompanhadas de atividades de verificação (e.g. inspeções de código) a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes unitários realizados pelo aluno;
▪ T4: Definição, especificação e execução de testes de integração e de sistema seguida da correção dos defeitos encontrados. Durante esta fase deverá também ser criado um conjunto de materiais de formação, com a informação de como utilizar, configurar e estender as funcionalidades do que foi desenvolvido.
▪ T5: Produção da dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

-

Condições

O presente projeto de dissertação prevê a atribuição de uma bolsa mensal fornecida pela iTGROW. Esta bolsa é paga mensalmente e pretende ser uma ajuda para as despesas de deslocação e alimentação do aluno durante este período. O estágio dá ainda acesso às mesmas regalias dos restantes colaboradores no que concerne, por exemplo, à oferta de fruta fresca e sopa ao almoço.

De salientar que consideramos que, em contexto de dissertação, as mais-valias que o aluno poderá obter estão associadas sobretudo à aquisição de conhecimentos científicos e desenvolvimento de competências inerentes à sua integração profissional.

Observações

Pretendemos um aluno com formação base de engenharia informática e que apresente os conhecimentos técnicos inerentes às funções a desemprenhar no contexto da dissertação proposta, não sido exigida qualquer experiência profissional prévia. Será dada preferência a alunos com componente letiva concluída para que possa ter uma alocação próxima de 100% ao seu projeto de dissertação.

Na escolha do candidato, a iTGROW/CRITICAL Software têm em conta, não só as suas competências técnicas como as competências comportamentais, sendo que as duas categorias de competências são avaliadas com uma importância semelhante.

Deste modo, o candidato com o perfil certo deverá demonstrar entusiasmo e paixão pela área de desenvolvimento de software, ter uma boa capacidade organização e excelentes capacidades de comunicação, documentação e trabalho em equipa, bem como a motivação pelo desafio. Espera-se igualmente que o(a) candidato(a) tenha interessem em integrar o programa formativo e de acompanhamento proposto pela iTGROW.
Note-se que é condição para a atribuição do projeto de dissertação a realização de provas de seleção incluindo uma entrevista biográfica com os candidatos interessados.

Orientador

João Brito
jbrito@criticalsoftware.com 📩