Propostas sem aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-02 07:44:12 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Energy Management System – CRITICAL Software

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Parque Industrial de Taveiro, Lote 48, 3045-504 Coimbra

Enquadramento

A CRITICAL Software, S.A. possui atualmente um conjunto de competências que coloca aos dispor dos seus clientes na resolução de problemas de negócio. Uma dessas competências é na área de Gestão Energética, uma área em forte expansão a nível mundial e do qual espera-se que coloque a Critical Software na linha da frente no fornecimento deste tipo de soluções.
O EMS – energy management system é um produto na área de operação e de manutenção (O&M) orientada a empresas de produção energia renováveis ou qualquer outra entidade de produção de energia, bem como outras Utilities. O EMS fornece as ferramentas que permitem melhorias significativas de eficiência, redução de custos de O&M e optimização do processo de gestão de negócio.
O trabalho a realizar está relacionado com o desenvolvimento e testes de novos módulos que estendem as funcionalidades do EMS, bem como a experimentação de novas tecnologias. Esta proposta de estágio garante a formação efetiva de um estagiário, através da sua total i

Objetivo

O estagiário será integrado em equipa com cerca de 10 elementos sendo que apesar da solução já estar em produção, é um projeto em contínua evolução: novos módulos vão sendo especificados pelo cliente, que depois são desenvolvidos e testados pelas equipas de desenvolvimento e testes, e que aquando entram em produção passam para a equipa de manutenção e suporte.
Esta equipa tem uma vasta experiência na integração com sucesso de novos elementos na equipa.
As tarefas são orientadas de forma muito próxima por elementos experientes da equipa garantindo-se que o estagiário ganha rapidamente conhecimento nas tecnologias utilizadas e no negócio (área da gestão energética) a que se dirige a solução.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Atividades a desenvolver:
• Avaliação de novas tecnologias e components (T1)
• Execução de testes unitários e de sistema (T2)
• Codificação de pequenos módulos com duração máxima de 15 dias. A codificação será acompanhada de atividades de verificação (p. ex. inspeções de código) a serem realizadas em conjunto com outros elementos da CRITICAL Software, bem como de testes de módulo realizados pelo estagiário. (T3)
• Correção de issues e refinamentos a módulos existentes (T4)
• Produção do relatório de estágio (T5)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

As tecnologias a usar são:

▪ ASP.NET MVC e WebForms, signarR
▪ Entity Framework e SQL SERVER 2012
▪ IIS
▪ NCalc, Quartz.NET, Log4NET, Elmah
▪ Nunit, GhostDoc, StyleCop
▪ XML, JSON, SOAP, REST
▪ JQuery, KnockoutJS, RequireJS, JqueryUI, BootStrap, momentJS, LESS
▪ DevExpress
▪ Enterprise Architech
▪ BACnet tools (CaseSuite, BACstac, ...)
▪ Jira, Stash, Crucible, TeamCity
▪ Git and SVN

Condições

O presente projeto de dissertação prevê a atribuição de uma bolsa mensal fornecida pela iTGROW. Esta bolsa é paga mensalmente e pretende ser uma ajuda para as despesas de deslocação e alimentação do aluno durante este período. O estágio dá ainda acesso às mesmas regalias dos restantes colaboradores no que concerne, por exemplo, à oferta de fruta fresca e sopa ao almoço.

De salientar que consideramos que, em contexto de dissertação, as mais-valias que o aluno poderá obter estão associadas sobretudo à aquisição de conhecimentos científicos e desenvolvimento de competências inerentes à sua integração profissional.

Observações

Pretendemos um aluno com formação base de engenharia informática e que apresente os conhecimentos técnicos inerentes às funções a desemprenhar no contexto da dissertação proposta, não sido exigida qualquer experiência profissional prévia. Será dada preferência a alunos com componente letiva concluída para que possa ter uma alocação próxima de 100% ao seu projeto de dissertação.

Na escolha do candidato, a iTGROW/CRITICAL Software têm em conta, não só as suas competências técnicas como as competências comportamentais, sendo que as duas categorias de competências são avaliadas com uma importância semelhante.

Deste modo, o candidato com o perfil certo deverá demonstrar entusiasmo e paixão pela área de desenvolvimento de software, ter uma boa capacidade organização e excelentes capacidades de comunicação, documentação e trabalho em equipa, bem como a motivação pelo desafio. Espera-se igualmente que o(a) candidato(a) tenha interessem em integrar o programa formativo e de acompanhamento proposto pela iTGROW.
Note-se que é condição para a atribuição do projeto de dissertação a realização de provas de seleção incluindo uma entrevista biográfica com os candidatos interessados.

Orientador

Ricardo Guerra
rj-guerra@criticalsoftware.com 📩