Propostas sem aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-25 04:10:54 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Desenvolvimento de “serious games” para neuroreabilitação

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI)

Enquadramento

As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são caracterizadas por défices de interação social, défices de comunicação e comportamentos repetitivos e estereotipados. Não existe atualmente cura para o Autismo, o que faz com que intervenções para a reabilitação de competências sociais nesta população tenha um relevo cada vez maior. O uso da realidade virtual permite a simulação de ambientes naturalistas do dia-a-dia dos utilizadores, estabelecendo oportunidades de aprendizagem de competências de um forma segura e controlada.
No Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI) tem estado a ser desenvolvidos jogos / simulações do dia-a-dia com a função primária de apoiar a reabilitação de competências sociais e funções executivas no Autismo. Este estágio visa o desenvolvimento de vídeo jogos exigentes em três componentes: requisitos gráficos, utilização de dispositivos imersivos e poder de reabilitação.

Objetivo

Desenvolvimento de video jogos com apoio de dispositivos de realidade virtual com base em hardware state-of-the-art, com propósito de treino ou avaliação de características em défice na patologia em estudo.
O aluno deverá desenvolver os jogos com uma abordagem pragmática recorrendo a colaborações existentes com as associações de autismo para realizar testes de funcionalidades e otimizar para o potencial de reabilitação.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Mês 1 e 2 - Levantamento do estado da arte na área. Estudo do estado da plataforma atual, e integração com a equipa nos objetivos propostos. Coordenação com os terapeutas das associações de autismo para avaliar os requisitos funcionais do trabalho.

- Mês 3 e 4 - Criação de um primeiro protótipo completamente funcional utilizando dispositivos de imersão e com base nos requisitos elaborados previamente. Nesta fase será mais importante a capacidade exploratória e a construção de várias provas de conceito que sirvam de base ao desenvolvimento no segundo semestre.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Mês 4 e 5 - Desenvolvimento de novos video jogos com base em novos requisitos refinados iterativamente com os terapeutas. Ideias devem ser potenciadas pelo uso inovador dos dispositivos com base em resultados observados na população de utilizadores e coordenação com terapeutas das associações.

Mês 5 - Testes Finais

Mês 6 - Conclusão do relatório de estágio.

Condições

Ao estagiário será fornecido acesso à tecnologia necessária para desempenhar o plano de trabalhos;
Contacto com uma equipa jovem e multi-disciplinar que fornecerá um apoio contínuo ao longo do estágio: engenheiros informáticos, psicólogos, engenheiros biomédicos e terapeutas.
- Acesso a laboratórios
- Possibilidade de atribuição de Bolsa para Licenciado, dependendo do mérito e experiência do candidato.
Existem atualmente os seguintes equipamentos de realidade virtual ao dispor do aluno no decorrer do trabalho:
- Oculus Rift (óculos de imersão virtual)
- Razer Hydra (localização espacial com resolução ao centímetro)
- Fato e Acessórios de body-tracking (sala equipada com câmeras de detecção de pose em 3D)
- Microsoft Kinect (detecção e tracking do corpo a curta distância)
- Eye tracking
- entre outros.

Observações

Sem observações.

Orientador

Marco António Machado Simões
msimoes@dei.uc.pt 📩