Propostas sem aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-25 04:14:01 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Sistema de Informação para os Serviços Municipais de Educação

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Engenharia de Software

Local do Estágio

Leiria

Enquadramento

Sistema de Informação baseado na Internet, para multiplataformas (computadores e equipamentos móveis), para dar suporte aos intervenientes (beneficiários, gestores e fornecedores), nas estratégias articuladas dos Municípios na Educação, nomeadamente: i) na gestão de serviços e apoios complementares às famílias (refeições, atividades complementares, etc.), ii) no apoio ao funcionamento dos estabelecimentos escolares (e.g. instalações, equipamentos, consumíveis, etc.), e iii) na mobilização das comunidades para as estratégias municipais de Educação.
Disponibilizará ainda aos Agrupamentos de Escolas (AEs) funcionalidades (a definir pelas direções) de comunicação com as comunidades, e de gestão de fluxos de informação com os respetivos estabelecimentos. É no âmbito do desenvolvimento desta componente que contamos enquadrar os contributos do estagiário.

Objetivo

O projeto apresenta três finalidades essenciais:
- Reduzir os custos operacionais e administrativos, com ganhos de produtividade, resultantes da normalização das comunicações, informação em tempo real, e automatização de processos;
- Promover o trabalho cooperativo entre todos os intervenientes na Educação, reforçando a identidade e as dinâmicas locais, no desenvolvimento dos Projetos Educativos Municipais e dos serviços de apoio às populações no acesso à Educação;
- Facilitar os processos de comunicação nos Agrupamentos de Escolas, e na relação com as comunidades educativas e estabelecimentos associados.
Numa primeira fase tem como destinatários os dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leria (de Castanheira de Pera a Porto de Mós) tendo como metas operacionais de melhoria da eficácia dos processos gestão dos serviços educativos municipais (refeições escolares, instalações e equipamentos educativos, consumíveis, etc.) e da participação das famílias na vida da Escola.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Fase 1: Requisitos, análise do sistema, integração na equipa de desenvolvimento e planeamento e definição do trabalho do estagiário (setembro de 2015).
Caracterização sumária das tecnologias envolvidas: programação. NET (C#, WebServices), desenvolvimento web (ASP.NET, MVC, HTML, Javascript, jQuery, CSS, XML); Bases de Dados SQLServer e MySQL (Entity Framework). Estão ainda prevista o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.
- Fase 2: Planeamento de pormenor da implementação do subsistema a desenvolver no âmbito do Estágio (outubro a dezembro de 2015)
Planeamento do Projeto, identificação da metodologia de desenvolvimento e análise de requisitos. O trabalho será desenvolvido com a contribuição de um grupo de diretores de escolas que identificarão os requisitos do sistema.
- Fase 3A: Atividades de avaliação de componentes do sistema, já implementadas ou em desenvolvimento (novembro a dezembro de 2015).
De forma a promover o conhecimento integral da arquitetura do sistema e a integração no trabalho colaborativo na equipa de desenvolvimento serão acordadas pequenas tarefas adicionais de verificação, validação e avaliação de módulos e funcionalidades. Esta fase continuará ao longo do 2.º Semestre, sendo denotada por 3B.
O semestre é concluído com uma avaliação intermédia do trabalho realizado, redação do relatório intermédio de Dissertação/Estágio, e planeamento do 2.º Semestre.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Fase 3B: Atividades de verificação, validação e avaliação de componentes do sistema, já implementadas ou em desenvolvimento - continuação (fevereiro a junho de 2016)
- Fase 4: Desenvolvimento da componente de Agrupamento de Escolas do SICAE M, ou outras componentes, a desenvolver no âmbito do estágio (fevereiro a maio de 2015)
Análise de requisitos, arquitetura do sistema (desenho e especificação das funcionalidades), implementação da solução, verificação, validação e avaliação (testes de sistema e de validação aos requisitos). Ao longo de todo o projeto um grupo de Diretores de Escola/Agrupamento contribuirá para o seu desenvolvimento, através da análise de requisitos e da avaliação do sistema desenvolvimento.
- Fase 5: Revisão e preparação da apresentação e defesa do relatório final de Dissertação/Estágio (maio a junho de 2015).
O semestre é concluído com uma avaliação global do trabalho realizado e avaliação de possibilidades de recrutamento do candidato para continuar a dar os seus contributos para o desenvolvimento do sistema de informação.

Condições

Perfil do candidato:
Interesse em desenvolver competências no âmbito das tecnologias listadas na fase I e interesse em integrar no futuro a equipa de desenvolvimento;
Residência na região de Leiria ou facilidade em deslocar-se.

Oferece-se aos candidatos:
Apoio técnico e académico: para além do apoio técnico do Orientador, o estagiário terá ainda o apoio mas no âmbito mais académico (e.g. organização e apresentação da tese) de elementos da equipa com experiência na área.
Apoio material: o CCEMS disponibilizará ao estagiário todos os recursos necessários ao desenvolvimento do seu trabalho.
Apoio financeiro: através de uma empresa parceira deste projeto, será atribuída ao candidato(a) admitido apoio financeiro para as despesas no valor de 500 Euros/Mês. Se se confirmar o financiamento público e comunitário do projeto, este valor poderá ser aumentado no segundo semestre.

Observações

Pelos seus impactos na eficácia da gestão dos serviços municipais de educação este projeto apresenta elevado potencial para ser disseminado por todo o país, para além dos 10 municípios já envolvidos. Temos por isso todo o interesse que o estágio possa evoluir para a plena integração na equipa de desenvolvimento e integração.

Orientador

Sérgio Filipe de Oliveira Henriques
sergioh@ccems.pt 📩