Propostas sem aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-02 06:56:11 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Automator - Gestão automatizada de serviços e recursos computacionais na infraestrutura de comunicações do DEI

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Engenharia de Software

Local do Estágio

Serviços de Informática e Comunicações, Laboratório de Comunicações e Telemática, DEI

Enquadramento

A gestão de configurações assume hoje em dia um papel primordial na administração de sistemas e redes, principalmente no tocante à utilização de mecanismos que permitam automatizar tarefas rotineiras ao nível da configuração de novos sistemas, serviços e mecanismos de monitorização e reação a falhas em redes de média ou elevada complexidade. A área de configuration management não diz respeito apenas à automatização de novos sistemas e serviços em redes tradicionais, encontrando atualmente uma importância primordial nos sistemas de virtualização e redes wireless, para os quais é preciso dispor de mecanismos para gerir, de forma automática e segura todos os recursos computacionais e de comunicações partilhados por uma comunidade alargada de utilizadores. Sistemas tais como o Puppet (https://puppetlabs.com), Chef (https://www.chef.io/chef/), Ansible (http://www.ansible.com/home) e Salt (http://saltstack.com) oferecem hoje em dia ferramentas poderosas para a automatização de configurações.

Objetivo

A arquitetura de gestão de configurações a implementar deverá abranger serviços fundamentais da rede do DEI tais como o datacenter de virtualização ou a rede wireless, para além de todos os equipamentos e serviços na infraestrutura cablada. No final do presente estágio, o aluno terá adquirido competências em áreas chave ao nível do mercado, em particular ao nível da gestão automatizada de configurações em ambientes de rede e virtualização, integração de sistemas e servidores aplicacionais. Ao presente estágio deverão candidatar-se alunos fortemente motivados para a realização de investigação ao nível das tecnologias e soluções de configuration management, virtualização e integração de sistemas. O estágio terá uma componente forte de investigação e testes, bem como de integração de novas soluções de gestão de configurações no contexto de um datacenter atualmente em produção no DEI.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o primeiro semestre o estagiário efetuará um estudo ao estado da arte de tecnologias e soluções de gestão automatizada de configurações. O aluno efetuará igualmente uma auditoria detalhada à infraestrutura de informação e comunicações do DEI, com visto à elaboração de uma nova arquitetura de gestão de configurações. De uma forma mais detalhada, os principais objectivos do primeiro semestre são os seguintes:

1. Estudo ao estado da arte de tecnologias e soluções de configuration management.

2. Estudo de produtos e sistemas (comerciais ou open source) disponíveis para a introdução de tecnologias de configuration management na infraestrutura informática e de comunicações do DEI.

3. Auditoria à infraestrutura informática e de comunicações do DEI, com visto à elaboração de um plano para a introdução dos novos mecanismos à luz de requisitos e critérios pré-definidos.

4. Definição de requisitos para a nova arquitetura de gestão de configurações.

5. Desenho da arquitetura de gestão de configurações e dos seus componentes funcionais, plano de integração na rede do DEI.

6. Definição de critérios e plano de avaliação e validação da arquitetura para o segundo semestre.

7. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório intermédio de estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o segundo semestre o estagiário irá implementar os mecanismos de gestão de configurações necessários e definidos no contexto da arquitetura desenhada durante a primeira fase do trabalho de estágio. Os testes necessários à validação destes mecanismos serão realizados em ambiente Laboratorial numa primeira fase, e numa segunda fase já em ambiente de produção no contexto da infraestrutura informática e de comunicações do DEI. De uma forma mais detalhada, os objectivos para o segundo semestre são desta forma os seguintes:

1. Desenvolvimento e integração de mecanismos de gestão automatizada de configurações, com recurso a soluções existentes e/ou a componentes construídos no contexto da nova arquitetura.

2. Avaliação e validação do funcionamento dos novos mecanismos de gestão de configurações em ambiente controlado (Laboratorial), utilizando um datacenter dedicado para o efeito.

3. Avaliação e validação da arquitetura de gestão de configurações, em ambiente controlado (Laboratorial), utilizando um datacenter dedicado para o efeito.

4. Integração das novas funcionalidades de gestão na infraestrutura de comunicações e informática do DEI, já em modo de produção.

5. Produção de um artigo científico a submeter a conferencia internacional nas áreas de administração de sistemas e redes e virtualização.

6. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório final de estágio

Condições

O aluno irá desenvolver o seu trabalho integrado no Laboratório de Comunicações e Telemática do CISUC e nos Serviços de Informática e Comunicações do DEI. O aluno disporá de um local de trabalho fixo bem como de todos os recursos necessários ao desenvolvimento das suas atividades.

Orientador

Jorge Granjal
jgranjal@dei.uc.pt 📩