Propostas com aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 02:24:05 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Comunicações de Voz com Contexto Online

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

WIT Software, Taveiro, Coimbra

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações, tais como o Grupo Vodafone, Telefónica, Orange, Deutsche Telekom, Singtel, Oi Brasil, Century Link (USA), TeliaSonera, Unitel.

Neste estágio pretende-se prototipar um serviço que irá permitir a clientes de sites online de fornecedores serviços e produtos, iniciar chamadas telefónicas com os respectivos fornecedores, passando todo o contexto sobre a razão da chamada ao operador que recebe a chamada através do site online, sem que seja necessário descrever a razão do telefonema.

Objetivo

O estágio consiste na prototipagem de uma solução que regista o histórico de navegação de cada cliente que visita o site de um fornecedor, tal como uma loja online ou um fornecedor de serviços (ex: telecomunicações ou electricidade). O serviço terá que apresentar ao cliente, a opção de iniciar uma chamada telefónica, quer seja numa situação de pedido de apoio técnico ou na venda de novos produtos que os clientes estejam a visualizar.

O site online irá disponibilizar um botão “Call me” que permite ao cliente pedir que lhe seja feita uma chamada telefónica.
Quando a chamada é estabelecida, o operador telefónico pode:
1. Ver informação sobre a página que o cliente está a visualizar;
2. Ver informação sobre as páginas que já visitou até chegar à página onde pediu para a ligação ser estabelecida;
3. Ver em tempo-real as páginas onde o cliente continua a navegar durante a chamada, e redireccionar o browser do cliente para uma página aconselhada pelo operador;

Numa segunda fase do estágio, deverá prototipada a possibilidade de a chamada ser efectuada directamente a partir do browser, utilizando a tecnologia WebRTC. O aluno deverá ter capacidade crítica necessária para recolher, analisar e estruturar informação de soluções existentes. Deverá estudar protocolos standard, de forma a recolher a informação técnica necessária para a fase de implementação e efectuar a análise de requisitos do projecto.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo sobre o estado da arte de sistema de Live Support online;
- Estudo da tecnologia WebRTC;
- Análise detalhada das funcionalidades propostas para o estágio;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Desenvolvimento de um sistema para:
1. Injecção em páginas web de uma pop-up gráfica com botão para iniciar chamada;
2. Tracking de páginas visualizada, e página de backoffice para exibição da respectiva informação;
3. Estabelecimento de ligações de voz em modo 3PCC (Third Party Call Control);
- Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização dos desenvolvimentos:
1. Transmissão em tempo-real sobre o estado da navegação;
2. Controle do URL do browser do cliente pelo operador;
3. Estabelecimento de ligação de voz utilizando a tecnologia WebRTC;
- Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro. O estágio será remunerado. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado Scrum, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Jorge Sousa
jorge.sousa@wit-software.com 📩