Titulo Estágio
Solução de Chamadas em Conferência na Web usando WebRTC
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Local do Estágio
WIT Software, Taveiro, Coimbra
Enquadramento
A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações, tais como o Grupo Vodafone, Telefónica, Orange, Deutsche Telekom, Singtel, Oi Brasil, Century Link (USA), TeliaSonera, Unitel.
Neste estágio pretende-se prototipar um serviço de chamadas de voz e vídeo em conferência na Web. O objectivo deste protótipo de software é permitir aos utilizadores uma experiência de utilização simples e muito funcional que lhes permita controlar os participantes na conferência e integrar participantes que não estejam na Web (telefone fixo, telemóvel, IP Phone, etc).
Para desenvolver este protótipo, será necessário criar uma aplicação Web, integrada com uma gateway de voz e vídeo implementada em Java.
Objetivo
O estágio consiste na implementação de um protótipo de um sistema de conferência de voz e vídeo ligado a uma Gateway, que irá controlar os participantes e a sua intervenção na conferência.
A Gateway estará integrada numa rede IMS (IP Multimedia Subsystem) e a aplicação web irá utilizar WebRTC para implementar as streams de voz e vídeo no browser.
O objectivo do estágio é estudar mecanismos para tornar o mais simples possível a gestão do ciclo de vida de uma conferência de voz ou vídeo, através da utilização de tecnologias inovadoras, interfaces gráficos intuitivos e a ubiquidade de terminais característica de Operadores de telecomunicações.
O estagiário deverá estudar o estado da arte de soluções de conferências na Web (como o WebEx, Appear.in, UberConference, etc), bem como soluções open-source de conferência já existentes. Deverá ainda estudar a tecnologia WebRTC presente nos browsers Chrome, Firefox e Opera.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Levantamento do estado da arte de soluções de conferência na Web.
- Estudo da tecnologia WebRTC;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Desenvolvimento de um protótipo com as seguintes funcionalidades:
1. Gestão da identidade das “salas de conferência” e convite de participantes.
2. Chamada de voz em Conferência (apenas entre aplicações Web)
3. Chamada de video em Conferência (apenas entre aplicações Web)
- Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Suporte para participantes ligados por telefones fixos/móveis de voz, através de protocolo SIP.
- Suporte para participantes ligados por sistemas de vídeo conferência fixos.
- Suporte para Moderador (com capacidade para mute e expulsão de participantes)
- Identificação em tempo-real do participante que está a falar para exibição do respectivo vídeo.
- Melhorias de usabilidade e procura de soluções para problemas típicos de conferências
- Preparação do protótipo para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais através de testes de performance e testes de usabilidade;
- Documentação final de estágio.
Condições
O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro, Coimbra. O estágio será remunerado. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.
Além da remuneração, o estagiário poderá receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).
No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento da WIT, sendo-lhe oferecido um contrato de trabalho.
Observações
- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado Scrum, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.
Orientador
Tiago Leitão
tiago.leitao@wit-software.com 📩