Propostas com aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 08:28:54 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aplicação de realidade virtual para conteúdo multimédia

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

WIT Software, Taveiro, Coimbra

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações, tais como o Grupo Vodafone, Telefónica, Orange, Deutsche Telekom, Singtel, Oi Brasil, Century Link (USA), TeliaSonera e Unitel.

Neste estágio pretende-se prototipar uma aplicação para a visualização de fotografias, vídeos e músicas num ambiente de realidade virtual onde o utilizador poderá explorar as suas coleções de conteúdo media de forma imersiva e interativa. O objetivo deste protótipo de software é proporcionar aos utilizadores uma nova perspetiva sobre os seus próprios conteúdos, a aplicação deverá ser compatível com dispositivos móveis iOS ou Android e deverá ser igualmente compatível com óculos de Realidade Virtual para os mesmos dispositivos.

Para realizar este protótipo, será necessário integrar com funcionalidades nativas dos dispositivos móveis assim como serviços externos. Será igualmente necessário compreender conceitos relacionados com o desenho de ambientes para realidade virtual.

Objetivo

O estágio consiste na prototipagem de uma componente de software que faça o desenho de recursos multimédia num ambiente 3D suportando vários dispositivos (iOS e Android). Numa primeira fase apenas uma das plataformas será suportada.

A componente de software será integrada numa aplicação própria como artefacto do estágio. A aplicação deverá conseguir reproduzir conteúdo local ao dispositivo assim como conteúdo remoto existente num serviço Cloud.

O aluno deverá ter a capacidade crítica necessária para recolher, analisar e estruturar informação de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:

- Estudo da arquitetura aplicações 3D em ambiente móvel.
- Estudo do funcionamento de aplicações de realidade virtual em ambiente móvel.
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Escolha das tecnologias a utilizar;
- Desenho da arquitetura do software a desenvolver;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Desenvolvimento de uma aplicação base com a arquitetura definida;
- Implementação das seguintes funcionalidades:
1. Desenho de ambiente em modo 3D simples;
2. Desenho de ambiente em modo Realidade Virtual;
- Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização dos desenvolvimentos do software de visualização:
1. Alternar entre modo de realidade virtual e 3D simples;
2. Carregamento dinâmico de conteúdo local;
a. Fotos;
b. Vídeos;
c. Música.
3. Implementação de transições entre ambientes;
a. Movimentos
b. Efeitos de cor
4. Carregamento dinâmico de conteúdo na cloud;
a. Fotos;
b. Vídeos;
c. Música.
5. Implementação de funcionalidades que promovam a interação do utilizador com aplicação assim como representações inovadoras para a informação.
- Preparação do protótipo para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais através de benchmarking;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro. O estágio será remunerado. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado Scrum, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Filipe Miguel Amaral Brunido
filipe.brunido@wit-software.com 📩