Propostas com aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 07:40:09 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Prototipagem de conceitos exploratórios de Realidade Aumentada

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

WIT Software, Taveiro, Coimbra

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações, tais como o Grupo Vodafone, Telefónica, Orange, Deutsche Telekom, Singtel, Oi Brasil, Century Link (USA), TeliaSonera, Unitel.

A Realidade Aumentada é construída através da sobreposição de artefactos à realidade que percepcionamos. O objectivo é maioritariamente enriquecer a realidade, podendo esse enriquecimento ser informativo ou lúdico. É pretendido com este estágio o estudo e a exploração de conceitos e tecnologias na área da Realidade Aumentada. Encontra-se ainda dentro do âmbito do estágio a exploração de conceitos de gamification associados à realidade aumentada.

De forma a concretizar a prototipagem dos conceitos, será necessário recorrer às potencialidades e funcionalidades dos dispositivos móveis, assim como recorrer a APIs e SDKs externos. Uma boa percepção dos factores espaciais, assim como dos conceitos de interacção com o utilizador serão uma mais valia.

Objetivo

O resultado final do estágio deverá ser um conjunto de protótipos que demonstrem conceitos de realidade aumentada para diferentes casos de uso e contextos. Os protótipos têm como alvo dispositivos Android e/ou iOS.

Um dos casos de uso a explorar, passa pela integração mecanismos de localização e conceitos de realidade aumentada de forma a estudar formas de alterar o paradigma que seguem as tradicionais aplicações de localização.

Pretende-se explorar o conceito de gamification em conjugação com a realidade aumentada de forma a permitir ao utilizador a interação com o meio circundante.

Por fim, pretende-se explorar igualmente o enriquecimento de vídeo com artefactos, numa perspectiva de comunicação e de forma bi-direcional.

Numa fase inicial, pretende-se que o estagiário estude de forma critica os conceitos segundo os quais se estruturará o estágio, nomeadamente a Realidade Aumentada e gamification. Será igualmente necessário efectuar o levantamento do estado da arte.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo dos conceitos de Realidade Aumentada e Gamification;
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Estudo e escolha das tecnologias a utilizar (APIs e SDKs externos);
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Prototipagem de uma aplicação que integre mecanismos de localização e Realidade aumentada;
- Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Prototipagem de uma aplicação de gamification em conjugação com a Realidade Aumentada de forma a permitir ao utilizador a interação com o meio circundante;
- Prototipagem de uma aplicação de enriquecimento de vídeo com artefactos, numa perspectiva de comunicação e de forma bi-direcional;
- Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais através de benchmarking;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro. O estágio será remunerado. O estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado Scrum, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Mário Hugo Cardoso Amaral
mario.amaral@wit-software.com 📩