Titulo Estágio
Integração da Tecnologia FIWARE com o sistema InovWine
Áreas de especialidade
Sistemas de Informação
Engenharia de Software
Local do Estágio
Instituto Pedro Nunes
Enquadramento
A indústria do vinho, sendo uma das mais tradicionais do nosso País, é também aquela que talvez apresente maior potencial de alavancar os investimentos em I&D, em particular se estes forem alocados a projectos onde convergem diferentes áreas do saber, promovendo assim a prática vitivinícola de uma forma sustentada. Os projectos INOVWINE e INOVWINE II pretenderam implementar uma estratégia de inovação focada na vitivinicultura e enologia, onde é aliada a Biotecnologia às Tecnologias de Informação. Ao nível das TIs, foi desenvolvido um sistema de informação de apoio à agricultura de precisão que permite que armazenar os dados abióticos da vinha (provenientes de uma WSN), dados sobre actividades realizadas na vinha, consultar informação da vinha (por exemplo, temperaturas, eventos e tratamentos realizados). O FIWARE, em que FI é acrónimo para Future Internet, é uma iniciativa da União Europeia suportada por uma pareceria público-privada (Future Internet Public
Objetivo
O estágio proposto tem como objectivo tirar partido da tecnologia FIWARE para melhorar os serviços fornecido pela sistema InovWine. Espera-se que o estagiário:
Realize uma análise tecnológica à plataforma FIWARE;
Defina prioridades de desenvolvimento, com base em estudo de estado da arte e aconselhamento de engenheiros do IPN;
Defina a arquitectura do novo sistema InovWine de forma a que possam ser aproveitadas as potencialidades do FIWARE; Implemente/Desenvolva a nova arquitectura especificada;
Desenvolva testes que validem o desenvolvimento;
Instale o novo sistema para utilização em cenário real.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Durante o 1o semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
T1 – Análise do estado da arte (Projecto FIWARE, Plataforma FIWARE e Projecto InovWine).
T2 - Análise funcional e tecnológica do sistema InovWine.
T3 - Definição preliminar de requisitos, arquitectura e estratégia de incorporação de potencialidades da plataforma FIWARE na sistema InovWine.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Durante o 2o semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
T4 – Definição final de requisitos, arquitectura e estratégia de incorporação das potencialidades da plataforma FIWARE no sistema InovWine.
T5 - Especificação tecnológica da arquitectura do novo sistema InovWine, sendo apresentada uma opção devidamente justificada. T6 – Desenvolvimento/Implementação da arquitectura definida.
T7 - Definição e desenvolvimento de testes à nova arquitectura.
T8 – Instalação do sistema final.
Condições
O trabalho será suportado por uma bolsa.
Serão disponibilizadas as condições logísticas no Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes.
Além do acompanhamento do orientador do DEI, os trabalhos e as opções tecnológicas serão acompanhados por Engenheiros do Instituto Pedro Nunes.
Observações
N/A
Orientador
Bruno Almeida
balmeida@ipn.pt 📩