Propostas com aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 21:10:08 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de jogos para a plataforma PhysioSensing™

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Sede da Sensing Future: Rua Pedro Nunes (IPN - Incubadora), 3030-199 Coimbra

Enquadramento

O PhysioSensing é um dispositivo médico certificado de apoio às atividades de terapia e reabilitação física e composto por uma plataforma de força e por uma cadeira de força. As suas principais aplicações são a Reabilitação de AVC, Condições Neuro-Musculosqueléticas e Envelhecimento Ativo (Risco de Queda). Trata-se de um equipamento que permite avaliar equilíbrio e postura bem como promover transferências de carga em diversos planos na posição sentado e na posição em pé. Este equipamento faz parte de uma nova geração de produtos baseada no biofeedback visual. Para este estágio, pretende-se que o aluno desenvolva novos módulos para o PhysioSensing, nomeadamente uma secção de jogos.

Objetivo

O PhysioSensing difere de outros produtos semelhante no mercado devido ao seu biofeedback visual, composto por distintas interfaces direcionadas quer para o utente, quer para o profissional de saúde. Pretende-se através deste estágio, aumentar o número de funcionalidades do PhysioSensing adicionando uma nova secção, composta por jogos. Por forma a conseguir aumentar o interesse e o nível de concentração por parte dos utentes, um conjunto de exercícios dinâmicos é relevante, sendo que esta secção é de uma particular interesse na terapia e reabilitação física de crianças ou adolescentes. Para isso, o aluno deverá utilizar uma parte das ferramentas já desenvolvidas e que estão atualmente no mercado, adaptando alguns do exercícios existentes ao pretendido.
Inicialmente, o aluno deverá efetuar uma análise ao estado da arte (estudo do mercado), um levantamento de requisitos e efetuar a planificação do desenvolvimento, sendo que posteriormente será responsável pela sua implementação. Após a sua conclusão, o aluno beneficiará de um período de testes ao produto desenvolvido em que será auxiliado por um colega da entidade acolhedora para a validação do produto final obtido.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1: Análise do estado da arte;

2: Levantamento de requisitos;

3: Análise e ambientação às ferramentas a utilizar durante a realização do projeto;

4: Realização e validação de um plano de implementação do projeto.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1: Desenvolvimento das funcionalidades do jogo;

2: Implementação do design e validação da usabilidade em utilizadores finais;

3: Integração no PhysioSensing;

4: Realização dos testes finais e validações;

Condições

Sendo a sede da empresa localizada na Incubadora do Instituto Pedro Nunes, o estagiário ficará colocado no espaço da empresa juntamente com os restantes colaboradores. É necessário que o estagiário utilize o seu próprio computador para o desenvolvimento da solução pretendida.
As licenças e software necessário para o trabalho do aluno ficam a cargo da entidade acolhedora.

Observações

Tratando-se de uma startup, o aluno irá beneficiar do ambiente de proximidade entre os diversos colaboradores da empresa. Para além do auxílio óbvio por parte do orientador externo, o aluno poderá contar ainda com o auxílio dos restantes colaboradores da empresa (gestores de projeto, engenheiros mecânicos e engenheiros informáticos).

Orientador

João Miguel Sousa Ramos dos Santos
joaosantos@sensingfuture.pt 📩