Propostas com aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 21:52:46 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

HappyStudent

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI-UC

Enquadramento

A chegada da Internet das Coisas (IoT) está a tornar-se uma realidade: uma rede global de sensores, telemóveis, computadores e outros dispositivos que podem analisar o mundo com exatidão e comunicar entre si em tempo real.
Por outro lado, sistemas que considerem o contexto humano irão tornar-se progressivamente mais importantes, e a maioria das futuras tecnologias irão convergir para uma consciência deste contexto humano. Quando todos estes sensores e dispositivos móveis começarem a ser usados para detectar e compreender a natureza humana, os humanos tornar-se-ão parte integral da IoT e dos CPSs convergindo-se, então, para os “Human-in-the-loop Cyber-Physical Systems” (HiTLCPS). A presença e comportamento humanos já não serão vistos como factores externos e desconhecidos, mas tornar-se-ão numa parte fulcral do sistema.

Objetivo

Neste projecto propomos o desenvolvimento de uma aplicação que ajude os estudantes da Universidade de Coimbra a melhorar o seu desempenho académico. A aplicação recolhe informação através dos sensores do telemóvel, como ruído ambiente através do microfone, agitação através do acelerómetro, posição através de GPS, ritmo-cardíaco através de uma smartshirt e estado meteorológico através de uma API web. Utilizando técnicas de aprendizagem, pretende-se compreender o impacto da carga de trabalho académico no stress, padrões de sono, actividade física, socialização e bem-estar emocional dos estudantes.
Além de compreender as motivações, contexto e estado emocional dos estudantes, o HappyStudent irá também tomar acções pro-ativas. A nível individual, a aplicação móvel irá fornecer informações relevantes ao estudante acerca das aulas a que está inscrito, novos eventos ou workshops, mas também oferecer dicas de forma oportuna (tais como sugerir que o estudante se deite mais cedo caso tenha um exame no dia seguinte ou vá sair com os amigos para descontrair). Para além disso, pretende-se também adaptar o próprio ambiente do departamento aos seus estudantes. Para tal, o sistema HappyStudent irá utilizar técnicas de anonimização que asseguram a privacidade dos estudantes mas que permitam agregar informação para que esta possa ser utilizada pelo departamento para melhorar métodos de ensino, rotinas académicas, marcação de exames, etc.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo do estado-da-arte, do protótipo actualmente existente e das tecnologias de suporte ao desenvolvimento do projecto.
Data de início: Setembro 2015
Duração estimada: 1 mês

2) Estudo e integração de técnicas de aprendizagem máquina para detetar padrões de sono, actividade física, socialização e estado emocional dos estudantes.
Data de início: Outubro 2015
Duração estimada: 3 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4) Implementação do sistema servidor e da aplicação para Android, com mecanismos de notificação e dicas.
Data de início: Janeiro 2016
Duração estimada: 2 meses

5) Desenvolvimento e implementação de técnicas de anonimização.
Data de início: Março 2016
Duração estimada: 2 meses

6) Testes, melhorias, avaliação e escrita da Tese.
Data de início: Maio 2016
Duração estimada: 2 meses

Condições

No final do projeto o aluno receberá uma remuneração de 2.235€.

Orientador

David Nunes e Jorge Sá Silva
sasilva@dei.uc.pt 📩