Propostas com aluno atribuído

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 22:07:14 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

CitizenPal

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Tangível

Enquadramento

A comunicação entre o Estado e o cidadão é uma relação complexa. O estado tem muitas instituições e todas elas comunicam com os cidadãos pessoalmente, por carta, correio eletrónico ou SMS. Na maioria das vezes, este feedback é muito desfasado da altura em que o cidadão tem de realizar as ações que lhe são incumbidas. Muitas vezes, a informação é muito técnica e genérica. E em alguns casos, não existem de todo avisos.
Desde modo é típico o português comum deixar caducar o BI, esquecer-se de pagar as SCUT, ter de ligar para recordar a data de uma consulta médica, não saber onde pode ir votar, ter dificuldade em saber se já tem de fazer inspeção ao carro que comprou, não se lembrar das vacinas do filho, etc.
Para atenuar estes problemas, pretendemos disponibilizar uma solução mobile que notifique automaticamente o cidadão de tarefas que deve realizar para com o Estado, e que o auxilie a efetuar essas tarefas com informação contextual ao seu caso, direta e em português claro.

Objetivo

Explorar os sistemas de informação do estado onde seja possível obter informação de eventos e deveres do cidadão (por exemplo através das credenciais de acesso ao site) como o site das finanças, site dos CTT, site da segurança social direta, portal do utente, site do centro de emprego, entre outos.
Explorar as comunicações enviadas ao cidadão pelo estado e pelas suas instituições (como, cartas da segurança social, SMS do Hospital, emails das Finanças, etc.) e os deveres dos cidadãos onde o estado ainda não notifica com antecedência os cidadãos (como o pagamento de SCUTS ou a renovação do Cartão do Cidadão, por exemplo).
Determinar para cada caso, que informação é relevante apresentar ao utilizador para conseguir realizar a tarefa com o menor esforço (por exemplo, na renovação do cartão do cidadão, indicar ao cidadão que não é necessário fotos, qual o valor a pagar, qual o tempo que demora a estar pronto, etc.).
Implementar uma plataforma mobile que lembre automaticamente o cidadão de obrigações e eventos seus e dos seus familiares (ex.: marido/esposa, filhos menores, pais idosos, etc.) e que o auxilie contextualmente a efetuar essas tarefas.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Planeamento:
- Preparação do ambiente de trabalho
- Apresentação e integração na empresa
- Definição de metas para o estágio
- Identificação de eventuais problemas e dificuldades
- Elaboração do calendário de trabalhos, milestones e deliverables

Especificação:
- Análise do problema
- Levantamento de requisitos
- Desenho do modelo de negócio

Desenho:
- Desenho do fluxo de interação
- Desenho da arquitetura de informação
- Desenho da arquitetura do sistema
- Desenho do modelo de dados

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Implementação e testes:
- Implementação iterativa e incremental da aplicação
- Testes das funcionalidades implementadas, correções e refinamentos
- Testes de usabilidade, correções e refinamentos

Relatório e acompanhamento:
- Elaboração do relatório académico do estagiário
- Apoio à Tangível no lançamento da aplicação

Condições

- Estágio não remunerado
- Contacto regular de sincronização e orientação com a Tangível
- Apoio da equipa da Tangível no design e usabilidade da app
- Não é necessária a presença diária nas instalações da Tangível
- Horário flexível e adaptado às necessidades do estagiário
- Possível admissão nos quadros da empresa mediante desempenho

Observações

Não são necessárias competências de design. A Tangível responsabiliza-se pelo design da aplicação - usabilidade, design de interação e visual design. O estagiário pode contribuir e participar nestas atividades de design sempre desejar.
Seguir-se-ão métodos de User-Centered Design para o desenho da aplicação. Valoriza-se uma metodologia ágil para o desenvolvimento da aplicação.
Concluída a fase de desenho, a implementação será iterativa e ágil, isto é, serão implementadas e testadas as funcionalidades fundamentais da aplicação, iterativamente, até haver um núcleo robusto em termos funcionais e de usabilidade. A partir daí, acrescentar-se-ão novas funcionalidades, uma a uma, segundo a mesma metodologia ágil e iterativa.
Espera-se que, no final do ano letivo, exista uma versão beta funcional do sistema, que possa ser colocada no mercado num prazo máximo de 6 meses. Nestas condições, o aluno estagiário poderá manter-se ligado ao projeto, nos quadros da empresa, como responsável técnico ou de projeto.

Orientador

José Campos
jcampos@tangivel.com 📩