Propostas com aluno atribuído (auto-proposta)

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 21:55:04 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Simulação multi-agente de evacuação de aeronaves

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Engenharia de Software

Local do Estágio

ECOS (Evolutionary and Complex Systems Group) - CISUC / DEI

Enquadramento

Os procedimentos de evacuação das cabines de aeronaves em situações de emergência são um dos aspectos a ter em conta quando se desenha novas aeronaves, ou quando se faz alterações a configurações já existentes. Questões como o número de saídas de emergência, a sua localização na cabine ou a separação entre filas, têm uma forte influência na eficiência da evacuação. A forma utilizada para o testar tem sido através de simulacros de evacuação em larga escala, utilizando voluntários. Este tipo de teste apresenta claramente problemas práticos, éticos e financeiros, podendo o custo de um único simulacro rondar os 2 milhões $US. A utilização de simulações computacionais para testar o processo de evacuação tem elevado potencial, podendo facilitar em grande medida este tipo de teste. O modelo de evacuação airEXODUS, desenvolvido por E.R. Galera et al., é um dos modelos que vão neste sentido, tendo sido já testado em diversos tipos de aeronave.

Objetivo

No âmbito da investigação realizada no ECOS (Evolutionary and Complex Systems Group), foi criada uma plataforma multi-agente para simulação de sistemas complexos e de vida artificial. (BitBang). Em colaboração com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), no Brasil, e a Embraer, pretende-se implementar um modelo de simulação baseado no airEXODUS, e utilizando a plataforma BitBang.

O objectivo principal deste projecto será o de conceber e implementar, utilizando a plataforma BitBang, um simulador de evacuação de cabines de aeronaves, baseado no modelo airEXODUS. Pretende-se ainda que seja possível testar o simulador utilizando informação fornecida pela Embraer. No âmbito específico desta dissertação, prevê-se a implementação de um protótipo do simulador e a obtenção de resultados preliminares, como prova de conceito. Prevê-se ainda a extensão do modelo de forma a aproximar mais as simulações da realidade de uma evacuação em situação de emergência.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Estudo do modelo airEXODUS
2. Estudo da plataforma BitBang
3. Definição da Arquitectura

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4. Implementação do protótipo
5. Definição e execução de experiências
6. Análise de resultados
7. Extensão do modelo
8. Implementação de novas funcionalidades
9. Definição de novas experiências
10. Análise de resultados

Condições

O estágio é não remunerado. O estagiário trabalhará no Laboratório do ECOS (ECOSLab) no DEI, tendo à sua disposição, para realização das experiências necessárias, um cluster de computação de alta performance com 64 CPUs.

Orientador

Tiago Baptista
baptista@dei.uc.pt 📩