Titulo Estágio
Implementação de uma infraestrutura de virtualização de redes na rede de comunicações do Departamento de Engenharia Informática da UC, utilizando OpenStack
Áreas de especialidade
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Engenharia de Software
Local do Estágio
Serviços de Informática e Comunicações, Laboratório de Comunicações e Telemática, DEI
Enquadramento
A virtualização de sistemas revolucionou a forma como gerimos sistemas e recursos computacionais, e da mesma forma as tecnologias cloud e de virtualização de redes estão atualmente a mudar profundamente a forma como as redes são configuradas e os seus recursos disponibilizados aos utilizadores finais. Se por um lado muitos datacenters dispõem já de sistemas de virtualização de servidores utilizando tecnologias tal como o XenServer (http://xenserver.org/partners/developing-products-for-xenserver/21-xencenter-development/88-xc-dev-home.html), LinuxKVM (http://www.linux-kvm.org/page/Main_Page) ou VMWare (http://www.vmware.com/virtualization), muito trabalho está por fazer ao nível da sua integração com frameworks de virtualização tal como o OpenStack (http://www.openstack.org) ou de soluções de virtualização de redes tal como o MidoNet (http://www.midokura.com/midonet/) ou o OpenDaylight (http://www.opendaylight.org).
Objetivo
O objetivo do presente estágio consiste no planeamento, integração e finalmente disponibilização, em modo de produção, de uma infraestrutura tecnológica baseada em OpenStack, por forma a permitir a integração transparente da rede do DEI com serviços cloud existentes, bem como contribuir para melhorar a forma como os recursos de comunicação são disponibilizados internamente aos utilizadores. No final do presente estágio o aluno deverá ter adquirido competências em áreas com elevada procura ao nível do mercado, tais como OpenStack, SDN (Software-Defined Networking) e NFV (Network Functions Virtualization), bem como ter disponibilizado um serviço inovador e disruptivo na infraestrutura de comunicações do DEI. Ao presente estágio deverão candidatar-se alunos fortemente motivados para a realização de investigação ao nível das tecnologias de virtualização e soluções de mercado, bem como ao nível da integração de sistemas e configuração de soluções de redes. O estágio terá uma componente forte de investigação e testes, bem como de integração de novas soluções de virtualização no contexto de um datacenter de virtualização atualmente em produção no DEI.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Durante o primeiro semestre o estagiário efetuará um estudo ao estado da arte de tecnologias SDN e NFV, bem como às funcionalidades da framework OpenStack. O aluno efetuará igualmente uma auditoria detalhada à infraestrutura de virtualização do DEI, com visto à elaboração de uma nova arquitetura de virtualização. De uma forma mais detalhada, os principais objectivos do primeiro semestre são os seguintes:
1. Estudo ao estado da arte de tecnologias SDN e NFV, bem como às funcionalidades da framework OpenStack.
2. Estudo de produtos e sistemas (comerciais ou open source) disponíveis para a introdução de tecnologias de virtualização de rede na infraestrutura de virtualização do DEI.
3. Auditoria à infraestrutura de virtualização de sistemas do DEI, com visto à elaboração de um plano para a introdução dos mecanismos de virtualização de redes através de OpenStack.
4. Definição de requisitos para a arquitetura de virtualização.
5. Desenho da arquitetura de virtualização e dos seus componentes funcionais, plano de integração na rede do DEI.
6. Definição de critérios e plano de avaliação e validação da arquitetura para o segundo semestre.
7. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório intermédio de estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Durante o segundo semestre o estagiário irá implementar os mecanismos de virtualização definidos na primeira parte do estágio. Os testes necessários à validação destes mecanismos serão realizados em ambiente Laboratorial numa primeira fase, e numa segunda fase já em ambiente de produção no contexto da infraestrutura de virtualização do DEI. De uma forma mais detalhada, os objectivos para o segundo semestre são desta forma os seguintes:
1. Desenvolvimento e integração de mecanismos de virtualização de redes utilizando OpenStack, bem como as tecnologias SDN e NFV consideradas necessárias (de acordo com estudo do primeiro semestre).
2. Avaliação e validação do funcionamento dos novos mecanismos de virtualização em ambiente controlado (Laboratorial), utilizando um datacenter dedicado.
3. Avaliação e validação da arquitetura de virtualização, em ambiente controlado (Laboratorial), utilizando um datacenter dedicado.
4. Integração da funcionalidades de virtualização de redes na arquitetura de virtualização atual, em modo de produção.
5. Produção de um artigo científico a submeter a conferencia internacional nas áreas de SDN e NFV.
6. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório final de estágio.
Condições
O aluno irá desenvolver o seu trabalho integrado no Laboratório de Comunicações e Telemática do CISUC e nos Serviços de Informática e Comunicações do DEI. O aluno disporá de um local de trabalho fixo bem como de todos os recursos necessários ao desenvolvimento das suas atividades.
Orientador
Jorge Granjal
jgranjal@dei.uc.pt 📩