Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-12-04 09:09:33 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Runbook empresarial da migração para a Cloud

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Remoto/Porto

Enquadramento

Uma das maiores tendências tecnológicas atuais é a utilização da Cloud, sendo que as empresas são umas das principais beneficiadas desta solução. A utilização da Cloud permite às empresas reduzirem os custos com a infraestrutura e terem uma flexibilidade enorme, podendo alocar e libertar recursos instantaneamente de acordo com as suas necessidades. No entanto para tirarem total partido dos benefícios destas soluções a maioria das empresas necessita de migrar para a Cloud as aplicações que têm atualmente a correr num datacenter local ou dedicado. Existem várias ferramentas que auxiliam as empresas nesta migração, no entanto cada ferramenta tem as suas características e cenários de aplicação distintos.

Objetivo

Este trabalho pretende identificar e comparar as ferramentas existentes no mercado, identificando em particular as tipologias mais adequadas para a sua utilização. Esta análise deve incluir todas as fases de uma migração empresarial para a Cloud, incluindo a descoberta automática dos sistemas a migrar, a criação uma estrutura na Cloud destino para receber esses sistemas e a execução da migração. Além da identificação e comparação das ferramentas pretende-se a criação de um protótipo que demonstre a execução do processo do inicio ao fim.

O resultado final pretendido deste exercício é fornecer um guia (runbook) que suporte o processo de tomada de decisão das empresas no processo de realização dos diferentes tipos de migração.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Realização do estado da arte das ferramentas de migração existentes no mercado e a sua aplicabilidade aos principais fornecedores de Cloud - AWS, Azure e GCP (2 meses)
2. Tipificação dos processos de migrações existentes (e.g., dados de bases de dados, servidores aplicacionais, etc.) e descrição inicial do propósito de cada um deles (1 mês)
3. Investigação inicial dos diferentes graus de automatismos de migração em vigor existentes e vantagens/desvantagens de cada um destes processos (1 mês)
4. Seleção preliminar de um conjunto de ferramentas de maior relevância com base na investigação realizada e enquadramento destas num protótipo de software para testes (se aplicável) (1 mês)
5. Criação de um plano estruturado para serem exploradas em detalhe e enquadradas num protótipo de software para testes (se aplicável) (1 mês)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1. Exploração detalhada individual de cada uma das ferramentas a serem selecionadas e documentação das suas principais caraterísticas (1 mês)
2. Desenho técnico de uma framework estruturada para execução das ferramentas mediante as tipologias definidas que garanta a execução das ferramentas nas condições tão próximas quanto possível (inclui definição de métricas) (1 mês)
3. Execução estruturada dos processos de migração com as ferramentas (com protótipo de software se aplicável), recolha de métricas e sistematização estruturada dos resultados (3 meses)
4. Produção da documentação final da investigação que inclui um guia estruturado (runbook) que recomende que ferramenta concreta utilizar para cada cenário individual (e.g., dados de base de dados, servidores, etc.) mediante os diferentes cenários (1 mês)

Condições

- O candidato deve ter algum interesse e familiaridade (desejável) sobre componentes de infraestrutura e as suas condições de setup e alojamento num contexto Cloud.
- Deve também ter algumas bases para conseguir identificar diferenças cruciais entre arquiteturas on-premises e arquiteturas Cloud.
- Bolsa de estágio remunerada, durante a realização da dissertação, na organização.

Observações

Não existe um pré-requisito do candidato conhecer um fornecedor de Cloud em particular, sendo a fase inicial deste estágio a altura para determinar que fornecedor(es) se irão utilizar e onde existirá o espaço para aprofundar este conhecimento.

A componente de produzir um protótipo de software deve ser avaliada em termos de exequibilidade durante a primeira fase do estágio.

Orientador

Pedro Goldschmidt Oliveira
maricoelho@deloitte.pt 📩