Titulo Estágio
Software Open Source para Governança de Sistemas de Informação
Áreas de especialidade
Sistemas de Informação
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
O COBIT 2019 - Control Objectives for Information Technologies (ISACA, 2019) é uma das frameworks internacionais disponíveis para auxiliar as empresas na adoção das melhores práticas de governança das tecnologias de informação. É também uma ferramenta usada em auditorias, permitindo identificar áreas prioritárias para a organização (ex.: segurança, gestão de outsourcing, desenvolvimento, etc.) e recomendações para melhorar o seu nível de maturidade.
A adoção de software open source é comum nas organizações, ao nível do desenvolvimento ou mesmo na criação de uma arquitetura completa, requerendo um plano de adoção adequado (Holck et al., 2005). Mais recentemente foi lançado o conceito de Corporate Open Source Governance, com a proposta de guiões para as empresas (Harutyunyan & Riehle, 2021). Porém, estas propostas têm de ser alinhadas com frameworks internacionais (ex.: COBIT) e também não identificam soluções concretas open source para serem aplicadas em níveis de maturidade especificados pela framework COBIT 2019.
Este trabalho visa criar uma tipologia de software open source para cumprir com a implementação COBIT 2019. O estudo existente nesta área é ainda recente, encontrando-se apenas 61 resultados no Google Scholar com a combinação de palavras "Open source" + "COBIT 2019", nenhum apresentando uma análise detalhada das soluções open source disponíveis. O resultado permitirá fazer uma primeira identificação das práticas e métricas COBIT que podem ser implementadas em open source, quais as opções para o fazer e como pode ser confirmado que cumprem com determinados níveis de maturidade COBIT 2019.
Referências
Harutyunyan, N., & Riehle, D. (2021). Getting started with corporate open source governance: A case study evaluation of industry best practices. Proceedings of the Annual Hawaii International Conference on System Sciences, 2020-January, 6263–6274. https://doi.org/10.24251/hicss.2021.756
Holck, J., Pedersen, K., & Larsens, M. H. (2005). Open Source Software Acquisition: Beyond the Business Case. ECIS 2005 Proceedings. 128.
ISACA. (2019). COBIT® 2019 Framework Governance and Management Objectives.
Objetivo
Os principais objetivos deste trabalho são:
1. Revisão da literatura sobre a governança de sistemas de informação e software aberto.
2. Elaborar uma lista de software aberto com casos de uso para as principais áreas/níveis de maturidade COBIT 2019.
3. Realizar um caso de estudo numa organização para criar um Corporate Open Source Governance Handbook.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Principais fases:
1) Revisão da literatura
Início: Fevereiro 2022
Duração: 2 meses
2) Identificação de uma lista inicial de tipologia de software open source possível de auxiliar as prática COBIT 2019
Início: Março 2022
Duração: 2 meses
3) Contatos com uma organização que adote software open source para avaliar os requisitos de um Corporate Open Source Governance Handbook
Início: Abril 2022
Duração: 2 meses
Resultados do 1º semestre:
• Revisão da literatura
• Lista inicial de software open source organizado por design factors do COBIT 2019
• Relatório intermédio
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Principais fases:
4) Criação da tipologia de software open source para adoção do COBIT 2019.
Início: Junho 2022
Duração: 4 meses
5) Criação de um Corporate Open Source Governance Handbook recorrendo a um caso de estudo.
Início: Julho de 2022
Duração: 3 meses
6) Escrita da tese
Início: Outubro 2022
Duração: 2 meses
Resultados do 2º semestre:
• Relatório final
Condições
A estudante será integrada no Grupo de Sistemas de Informação (GSI) do CISUC, Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra. Será proporcionado um espaço para desenvolvimento da tese nas instalações do GSI/CISUC.
Orientador
João Nuno Lopes Barata
barata@dei.uc.pt 📩