Titulo Estágio
Desenvolvimento de aplicação de recrutamento com recurso a Blockchain
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Instituto Pedro Nunes, Coimbra
Enquadramento
Embora nos primeiros anos, a tecnologia Blockchain tenha estado muito ligada à área financeira, rapidamente se percebeu o seu potencial nas mais diversas áreas de atividade. Na sua essência, esta tecnologia disponibiliza
um registo seguro e distribuído, o qual fornece às partes uma forma de validação da informação relativa a uma transação. É precisamente esta característica que tem um grande potencial de acrescentar valor à área do recrutamento.
Atualmente, esta área tem claras ineficiências relacionada com a falta de confiança entre as partes. As principais vantagens da aplicação de Blockchain ao recrutamento são:
- Verificação e análise das qualificações, competências e performance de potenciais talentos, permitindo o direcionamento destes recursos para as funções que mais se adequam ao seu perfil.
- Prevenção de fraude quer para talentos quer para gestores de talento ou clientes.
- Disponibilizar ao talento um sistema seguro, oferecendo a possibilidade de armazenar informação credível sobre si, como as suas características, competências académicas e percurso profissional, e de a partilhar com potenciais
empregadores.
- Fornecer, aos empregadores, a possibilidade de escolher os profissionais, baseando-se em informação fidedigna, eliminando a necessidade de serviços de validação de histórico.
Objetivo
O presente estágio tem como objectivos a identificação da tecnologia mais adequada à implementação de um módulo, a integrar numa aplicação web de recrutamento, que permita salvaguardar de forma distribuída a informação relacionada
com os processos de recrutamento, e que permita também o registo automático do progresso profissional desses mesmos candidatos através do uso de Smart Contracts.
Neste contexto, consideram-se os seguintes como objetivos do estágio:
- Pesquisa e identificação da tecnologia ou serviço de Blockchain mais adequada à implementação do modulo em questão;
- Definição dos requisitos do módulo de forma a integrar com a aplicação Web;
- Implementação de um protótipo do módulo que realize as funcionalidades de salvaguarda da informação de forma distribuída assim como o registo de progresso de forma automática;
- Execução de testes e posterior recolha e análise de resultados.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Durante o 1º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F1 – Análise do estado da arte (25% do semestre) – Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projecto.
• F2 – Levantamento de requisitos (25% do semestre) – esta tarefa consiste no levantamento de requisitos do módulo a desenvolver.
• F3 – Desenho (50% do semestre) – será desenvolvido um protótipo dos módulos aplicação e o desenho de arquitectura.
Nota 1: a escrita do relatório para defesa intermédia (deve ir sendo realizado ao longo do semestre)
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Durante o 2º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F4 – Implementação (70% do semestre) – fase de desenvolvimento onde serão implementados os requisitos e funcionalidades determinadas em F3.
• F5 – Testes (20% do semestre) – fase em que será testada a robustez e precisão do módulo desenvolvido. Serão feitas as correcções aos bugs que forem detectados.
• F6 – Deploy e relatório de projecto (10% do semestre) – Revisão final do módulo desenvolvido e disponibilização para produção.
Nota 2: A escrita do documento final da dissertação deverá ser realizada ao longo do trabalho.
Condições
Bolsa no valor de 400€ durante um periodo de 6 meses. O valor pode ser revisto em alta mediante a avaliação do trabalho apresentado.
Observações
Sem observações.
Orientador
Hugo Dinis Pereirinha da Silva Amaro
hamaro@ipn.pt 📩