Proposta submetida

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-07-17 11:32:36 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de Interface com o Utilizador para um Mercado de Energia Local

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Ladeira da Paula, nº 6 3040-574 Antanhol

Enquadramento

Um Mercado de Energia Local (MEL) é uma plataforma que possibilita a venda/compra de energia e flexibilidade (capacidade de ligar ou desligar uma determinada carga) em pequena escala sendo dirigido a pequeno produtores/consumidores. Os MEL deverão tornar-se uma realidade no futuro fruto da progressiva liberalização dos mercados de energia e do crescimento do número de pequenas unidades de geração distribuída: painéis solar, microturbinas eólicas, e outras.
O principal objetivo do estágio consiste no desenvolvimento de um interface web com o utilizador para um MEL baseado na plataforma de gestão de energia da VPS.
O estágio enquadra-se na licenciatura em desenvolvimento de aplicações e sistemas de informação.

Objetivo

O objetivo principal deste estágio é desenvolver um interface web com o utilizador para um mercado de energia local. O interface será suportado pela plataforma de gestão de energia da VPS (iEnergy3) com a qual interagirá através da API existente. Por outro lado, o teste será feito usando um ambiente com dados reais e integrado num projeto de I&D europeu.
Por questões de compatibilidade, o interface será desenvolvido utilizando as seguintes tecnologias, dependendo da camada de implementação: HTML5, Kendo, AngularJS, API REST JSON, .Net, C# e SQL Server.
O presente projecto/estágio pretende atingir os seguintes objectivos genéricos:
• Familiarização com o conceito de MEL e a plataforma de gestão de energia;
• Familiarização com os requisitos gerais do MEL e levantamento dos requisitos para implementação do interface com o utilizador;
• Desenvolvimento e teste do interface;
• Integração do aluno no ambiente laboral e desenvolvimento do seu trabalho em equipa.

O aluno terá de seguir o processo de conceção e desenvolvimento da VPS. A equipa de gestão da qualidade dará formação nos processos. Do ponto de vista pedagógico será responsabilidade o aluno identificar todos os entregáveis que são necessários para a instituição assim como de reuniões com os orientadores do ISEC e garantir que ambos são incluídos no planeamento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O projecto/estágio consistirá nas seguintes actividades e respectivas tarefas:
T1 – Introdução – Familiarização com o conceito de MEL e a plataforma de gestão de energia (mês N)
T2 – Requisitos – Levantamento de requisitos e definição (mês N+1)
T3 – Protótipo – Desenvolvimento de um protótipo (mockup) (mês N+2)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

No seguimento das atividades do semestre 1:

T4 – Desenvolvimento – Desenvolvimento do interface (mês N+3 e mês N+4)
T5 – Testes – Testes funcionais (mês N+4)
T6 – Relatório de estágio (mês N+5)

Condições

A VPS oferece subusídio de alimentação, no valor mais alto não tributável (7,60€ por dia) ao qual acresce subsídio de transporte no valor de (43,57€ por mês).

Observações

A Virtual Power Solutions, S.A. (VPS), é uma empresa tecnológica, especializada no fornecimento de soluções de gestão ativa do consumo de energia, para consumidores industriais, comerciais, de serviços e residenciais. Sendo uma empresa tecnológica, especializada no fornecimento de soluções de gestão ativa do consumo de energia, em tempo real, a VPS tem a particularidade de conseguir combinar tecnologia inovadora que envolve sistemas avançados desenvolvidos com base no seu forte conhecimento e experiência na Internet das Coisas (IoT), soluções de hardware e software, plataformas de comunicação M2M baseadas na Cloud e serviços móveis, com um serviço de gestão de energia e apoio ao cliente.
A VPS oferece “Poupanças energéticas como um serviço” (ESaaS - Energy Savings as a Service) para todos os setores, endereçando necessidades críticas dos seus clientes para ir ao encontro das novas tendências digitais do mercado de energia: i) Consumidores finais de energia (residencial, edifícios de serviços, edifícios públicos, indústria, escolas, hotéis, aeroportos, bancos, entre outros) necessitam de reduzir, otimizar e sempre que possível monetizar o seu consumo de energia, necessitam de ferramentas para se proteger contra a introdução de tarifas variáveis ao longo do dia cada vez mais complexas, gerir a crescente introdução dos veículos elétricos e simultaneamente aumentar a sua independência energética e sustentabilidade; ii) Comercializadores e operadores de rede necessitam de assegurar o balanço da rede energética, assegurar uma operação segura e minimizar os desvios das suas previsões de consumo pela introdução de programas de gestão da procura na sua base de clientes.
As suas principais soluções tecnológicas são o Cloogy, solução de gestão integrada de energia para ambiente residencial, o kisense, uma solução de gestão de energia para edifícios e PMEs e o kiplo, a uma plataforma de gestão de Virtual Power Plants.

Orientador

Jorge Afonso Landeck
jlandeck@isaenergy.pt 📩