Propostas sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-12-12 13:26:17 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

2018_N142 User Research e Testes de Usabilidade em TV – análise e concretização

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

User research foca a compreensão do comportamento, necessidades e motivações do utilizador através de técnicas de observação, análise de tarefas e outras metodologias de feedback. Este campo do research pretende melhorar a usabilidade dos produtos, incorporando metodologias experimentais e de observação no sentido de conduzir o desenho, desenvolvimento e afinação do produto. É um processo cíclico e iterativo implementado para trabalhar soluções para espaços de oportunidade bem identificados.
User research complementa os testes de Usabilidade, que são usados para avaliar a usabilidade, ou facilidade de utilização, de um sistema ou objeto, ou conjunto de sistemas ou objetos, testando-os com os utilizadores. É uma prática obrigatória, uma vez que fornece informação direta e concreta de como os utilizadores reais usam o sistema. Contrastam com os chamados métodos de usability inspection, nos quais são as interfaces que são analisadas sem envolver diretamente os utilizadores.
A Altice Labs desenvolve sistemas de televisão. Estes sistemas, usados pelos seus clientes finais, estão acessíveis via interfaces que são especificados, desenhados e testados pela equipa de Usabilidade, que trabalha transversalmente com outros sistemas.
Com o projeto proposto pretende-se adquirir um conhecimento mais sistematizado na área de user research e testes de usabilidade em TV, com a análise de boas práticas e de diferentes metodologias. Pretende-se ainda a execução dos testes propriamente ditos, a sua documentação, análise e exploração dos resultados.
É ainda de considerar testes de usabilidade a sistemas e aplicações em dispositivos móveis. Nos últimos anos o desenvolvimento para mobile atingiu proporções consideráveis, nomeadamente com aplicações como Netflix e MEO Go. Como garantir que tais sistemas e aplicações são simples de usar e satisfazem as necessidades do utilizador? Os testes com utilizadores reais são de extrema importância, independentemente do sistema operativo ou do dispositivo.

Objetivo

• Identificar, estudar e documentar boas práticas e metodologias de user research e de testes de usabilidade para sistemas de TV e Mobile.
• Concretizar user research e testes de usabilidade para o MEO e outros sistemas da Altice Labs.
• Avaliar com a equipa de Usabilidade e User Experience os resultados estudados e obtidos na aplicação prática das metodologias analisadas.
• Apresentar e avaliar com as equipas de produto os resultados dos testes realizados, especificando campos de oportunidade de análise e melhoria por parte das equipas de produto e da equipa de usabilidade.
• Sugerir propostas que vão ao encontro dos problemas/oportunidades identificados

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Análise, estudo e documentação para planeamento de user research e testes de usabilidade:
• Analisar e documentar como orientar e realizar estudos e testes de usabilidade.
• Identificar as metodologias usadas, as circunstâncias em que cada uma deve ser usada e o papel do utilizador no processo e para cada metodologia em particular.
• Identificar e documentar, para testes de usabilidade, o que testar e o que observar.
• Identificar e documentar, para testes de usabilidade, em que fases do ciclo de vida de um projeto é que um sistema deve ser testado.
• Perceber e identificar as diferenças entre estudos quantitativos e qualitativos e o momento de aplicação e concretização de cada um.
• Especificar como medir e rastrear a usabilidade em diferentes sistemas (facilidade de utilização, rapidez de execução de tarefas, aprendizagem do sistema e situações de erro).
• Identificar e documentar quais os utilizadores corretos para testes e metodologias identificados (utilizadores alvo, como recrutar, onde recrutar, como expandir o recrutamento para além da empresa e do país).
• Especificar questionários para pós-utilização dos sistemas Altice Labs.
• Especificar necessidades de um laboratório de testes de usabilidade (laboratórios formais vs. Informais, benefícios do moderated in-person testing, testes a dispositivos móveis, criação de um plano de testes, ferramentas para screen-sharing e recording).
• Analisar e documentar testes de usabilidade para Lean UX.
• Analisar o design iterativo e os seus benefícios.
• Especificar e documentar testes de utilizador online e remotos (testes rápidos, prototipagem rápida e design iterativo, testes remotos para Lean UX).
• Analisar e documentar as melhores práticas para gravação de sessões de usabilidade (ferramentas e técnicas para gravações de vídeo e registo de notas).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• Especificar tarefas e cenários de testes (tarefas exploratórias vs. Diretas, criação de guidelines e especificação de boas práticas).
• Analisar e documentar quais os benefícios e como orientar e realizar estudos e testes de usabilidade para dispositivos móveis.
• Identificar e documentar como planear e conduzir testes de usabilidade com utilizadores em dispositivos móveis (identificar o equipamento correto, recrutamento de utilizadores, desenho das tarefas e facilitação da sessão).
• Identificar e documentar como conduzir testes de usabilidade para dispositivos móveis em laboratório (especificidades do laboratório, testes estruturados vs. não estruturados, tipos de tarefas, interação com o utilizador, think-aloud protocol).
• Identificar e documentar os principais erros cometidos no decorrer de uma sessão de testes de usabilidade e a melhor forma/metodologia de os mitigar.
• Especificar as políticas e código de ética associados a research e testes de usabilidade.

Realização e documentação de user research e testes de usabilidade:
• Planeamento do estudo e testes de usabilidade (orçamento necessário, identificação de participantes, utilização de técnicas para garantir a presença dos participantes, identificação e criação de tarefas e cenários).
• Concretização de user research e testes de usabilidade em sistemas Altice Labs (preparação dos participantes, técnicas para fazer os participantes falar em voz alta e fornecer feedback, analisar pistas não verbais, o que capturar quando se tiram notas, dicas e ferramentas para tirar notas).
• Inclusão de observadores nos testes de usabilidade.
• Análise, documentação e apresentação dos resultados obtidos para tarefas de research.
• Análise, documentação e apresentação dos resultados obtidos nas sessões de testes (utilizar dados quantitativos para localizar os problemas, determinar a severidade de cada oportunidade de melhoria, especificar e evitar erros de análise comuns, fornecer recomendações de design).

Condições

Integrado na Bolsa de Investigação da Inova-Ria - Programa GENIUS- Integração numa equipa de I&D
Os alunos interessados deverão enviar para genius@inova-ria.pt
• Curriculum Vitae;
• Disciplinas realizadas até ao momento com médias ; simples documento eletrónico, que poderá obter no portal académico .
• média prevista de 13,5 - 14 valores (média linear entre licenciatura e mestrado);
• Indicação deáreas de interesse.

Processo de Selecção: Entrevista Inova-Ria - PROGRAMA GENIUS na qual fará parte o Orientador do projeto.

Competências Chave requeridas:

Observações

Orientador do projeto:
Bernardo Cardoso - bernardo@alticelabs.com


Aspetos inovadores:
• Melhor conhecimento e capacidade de resposta adequada aos cenários colocados pelo produto TV
• Melhor conhecimento face à concorrência permitindo apoiar de uma forma mais alinhada com a visão / alinhamento de roadmap do gestor de produto
• Melhor orientação e recolha de feedback do produto TV e possibilitar tarefas de avaliação mais enquadradas no que são hoje as atividades das telecomunicações.
Ferramentas a utilizar:
• Morae
• InVision
• Balsamiq
• Photoshop
• Sublime
• Gazepoint
• UXPin
Referências bibliográficas:
Nielsen Norman Group, https://www.nngroup.com/
usability.gov, https://www.usability.gov/
usability first, http://www.usabilityfirst.com/
User Testing, https://www.usertesting.com/
UX Booth, http://www.uxbooth.com
UX Planet, http://uxplanet.org
UX Design, https://uxdesign.cc/~

Competências Chave requeridas:
• Conhecimentos de Usabilidade e User Experience.
• Conhecimentos base de metodologias de ux research, user analysis e usability testing.
• Capacidade de trabalhar em equipa e facilidade de adaptação a desafios distintos.

Orientador

Pedro Miguel Naia Neves
pedro-m-neves@alticelabs.com 📩