Titulo Estágio
QoE and QoS monitoring system for Software Defined Networks
Áreas de especialidade
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Local do Estágio
Aveiro / Coimbra
Enquadramento
Com a passagem do LTE para o plano comercial, as operadoras e os fabricantes de equipamentos estão agora a começar a preparar as tecnologias que servirão de base ao que se tornará no 5G.
Entre as tecnologias que se vão encontrar no cerne das redes 5G estao a virtualização das funções de rede (NFV) e as redes definidas por software (SDN). Espera-se que estas tecnológias venham a fazer pelas redes de operador o que a cloud fez por muitos dos serviços over the top.
As redes de operador passarão a ter a capacidade de se reconfigurar em segundos ou minutos em resposta a condições locais, como grandes ajuntamentos de pessoas, evitar alguns problemas de segurança automaticamente, e mesmo entrar em modos de funcionamento alternativos para resposta a emergências. Outros serviços que neste momento correm em redes dedicadas, como IoT ou medicina remota vão também a fazer uso da infraestrutura 5G, pelo que o QoS toma um papel vital na entrega de serviços.
A UBIWHERE, empresa especializada em R&I, está envolvida em varios projectos europeus nesta área (Os mais notáveis são SONATA e SELFNET), e pretende acolher um estagiário para desenvolver o seu plano de trabalhos no âmbito do projecto SELFNET.
Objetivo
Pretende-se com a presente dissertação a definição e posterior implementação de sistemas de monitorização de sinal QoS e QoE (QoE orientado principalmente a vídeo) no âmbito de redes definidas por software (SDN). A monitorização deverá causar o mínimo impacto possível na ligação que se encontra atualmente a monitorizar por forma a não ser responsável pela degradação da qualidade dos serviços a utilizar a mesma. Desta forma, pretende-se que sejam explorados e utilizados sempre que possível métodos passivos de monitoração (sem consumir largura de banda da ligação) utilizando métodos ativos de forma ponderada e justificada e apenas quando não existe alternativa. Sempre que forem utilizados métodos ativos, o seu impacto deve ser estudado e alvo de estratégias de mitigação do mesmo.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
* T1 (01/04) – Estudo do problema e Elaboração do estudo do Estado da Arte
** R1 – Relatório de Estado da Arte
* T2 (01/06) – Levantamento e especificação de requisitos
** R2 – Relatório de definição de User Stories
Plano de Trabalhos - Semestre 2
* T3 (12/09)– Desenvolvimento da solução
** R3 – Relatório de implementação
* T4 (01/12) – Testes
** R4 – Relatório de testes
* T5 (01/01) – Elaboração do Relatório Final do Projeto
** R5 – Relatório do Projecto
Condições
- Integração em equipa sénior
- Bolsa de Estágio (valor a acordar individualmente)
Orientador
Ricardo António Lourenço Amado Preto
rpreto@ubiwhere.com 📩