Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-08 06:30:41 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de aplicações para ambientes críticos

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Rua Dom João de Castro, 12, Coimbra

Enquadramento

O estágio proposto enquadra-se nas atividades de investigação e de desenvolvimento do projeto Mobitrust (Secure Communications for Next-generation PPDR) do programa P2020, contando com a participação de diversos parceiros com especialização na área de segurança de plataformas de comunicações.

Objetivo

O presente estágio pretende atingir os seguintes objectivos genéricos:
1- Familiarização com plataforma Android e desenvolvimento de aplicações.
2- Familiarização de standards para comunicações seguras (voz e IoT).
3- Familiarização e implementação de aplicações para centro de comando com elevados requisitos de robustez, fiabilidade e de comunicações em tempo real.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1.1 – Análise de implementações de aplicações para ambientes críticos – Esta tarefa visa a identificação das funcionalidades requeridas por utilizadores de proteção civil em ambientes críticos.
T1.2 – Validação de implementações para ambientes críticos – Esta tarefa inclui a validação de algumas funcionalidades (sensores – IoT, voz) de acordo com os requisitos do projeto e a elaboração de um relatório técnico a fundamentar os resultados da validação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T2.1 – Especificação de arquitetura para ambientes críticos – Esta tarefa visa especificar a arquitetura a implementar para implementar aplicações em ambientes críticos.
T2.2 – Integração e implementação de aplicações em ambientes críticos – Esta tarefa inclui a integração de aplicações em ambientes críticos para Android e para centros de comando operacionais.
T2.3 – Documentação do trabalho realizado – Esta tarefa inclui a elaboração do relatório de estágio e documentos técnicos.

Condições

O estagiário terá atribuído um posto de trabalho e será integrado numa equipa dinâmica e motivada. Atendendo ao desempenho do estagiário será ponderada uma eventual contratação após o período de estágio.

Observações

O estagiário será integrado na equipa da OneSource dedicada ao desenvolvimento de soluções técnicas para clientes. O progresso de trabalho será monitorizado através de reuniões semanais ou diárias consoante a necessidade verificada. Prevê-se que inicialmente estas reuniões sejam diárias para promover a integração na equipa.

Existe a possibilidade de remuneração do estágio.

Orientador

Bruno Sousa
bmsousa@onesource.pt 📩