Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-09 00:09:23 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Desenvolvimento de um sistema experimental para substituição de folhas de presença do DEI

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI / IPN

Enquadramento

Actualmente, o Departamento de Engenharia Informática usa folhas de presença em papel que os estudantes devem assinar para comprovar a sua assistência às aulas. Estas folhas, porém, estão longe de ser uma solução ideal num mundo em que tanto se fala de transformação digital das organizações.

Por exemplo, este mecanismo rudimentar:
- Não permite que os alunos possam consultar com facilidade o seu número de presenças nas várias disciplinas, incluindo as que têm um mínimo obrigatório, muito menos ser alertados em caso de risco de reprovação por faltas;
- Não permite uma contabilização fácil de presenças pelos docentes, quando estes dão flexibilidade aos alunos para assistirem a diferentes aulas práticas por questões de horário;
- Não permite que os docentes, coordenadores de curso e departamento possam fazer análises de (a) assiduidade ao longo do semestre; (b) de impacto das deadlines de trabalhos na assiduidade; (c) de correlações entre assiduidade e notas obtidas; entre outros estudos possíveis.
- Não permite perceber, de forma inequívoca, que estudantes nunca frequentaram qualquer aula, especialmente em disciplinas com teóricas acima de 100 alunos e múltiplas aulas práticas. Tal é relevante para as estatísticas de aprovação.


Por outro lado, o DEI foi recentemente equipado com um sistema de acesso a salas por RFID, sendo que todos os docentes e estudantes possuem um cartão capaz de interagir com os sensores deste sistema.


Objetivo

O objectivo deste estágio é criar um software web-based que explore as vantagens e desafios de substituir as tradicionais folhas de presença por um registo automático de assiduidade em que os estudantes, ao entrar na sala, passam os seus cartões RFID pelo sensor de abertura da porta em vez de assinarem uma folha.



Plano de Trabalhos - Semestre 1

Tarefa 1: Estudo do problema na sua complexidade socio-técnica. Por um lado há que analisar os sistemas informáticos que serão envolvidos na solução, a saber (a) o software de controlo de acesso às salas e (b) o Inforestudante/Infordocente onde reside informação de horários e pautas. Preconiza-se que seja necessário realizar integrações não invasivas com estes sistemas. Por outro lado, um sistema só terá sucesso se for adoptado pelos seus utilizadores, pelo que será necessário perceber que funcionalidades podem ser incluídas no design do software que sejam percebidas como vantagens sustentáveis por docentes e estudantes. Previsivelmente, esta tarefa incluirá experiências de acesso e integração com os sistemas existentes, bem como entrevistas e inquéritos com utilizadores-chave.

Tarefa 2: Criação da primeira versão de um Scrum Product Backlog baseado em User Stories derivadas do conhecimento reunido na Tarefa 1.

Tarefa 3: Desenho preliminar do software e escolha de tecnologias de implementação e de integração com os sistemas existentes.


À medida que as tarefas vão sendo completadas, deve ir sendo escrito o relatório de estágio que as documenta.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Tarefa 4: Desenvolvimento de versão Beta, baseado numa série de Scrum Sprints (design, code, test).

Tarefa 5: Testes piloto com um conjunto reduzido de utilizadores e disciplinas.

Tarefa 6: Desenvolvimento de versão 1.0, baseado numa série de Scrum Sprints (design, code, test).

Tarefa 7: Avaliação do resultado e decisão sobre entrada em produção.


À medida que as tarefas vão sendo completadas, deve ir sendo escrito o relatório de estágio que as documenta.

Condições

-

Observações

-

Orientador

Paulo Rupino da Cunha
rupino@dei.uc.pt 📩