Titulo Estágio
2017_N23 MEO Queue – partilhar conteúdos entre qualquer dispositivo e a televisão MEO
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Local do Estágio
Aveiro
Enquadramento
Neste vasto ecossistema de conteúdos multimédia e dispositivo, quantos de nós têm à sua disponibilidade um smartphone, um tablet, um computador e ainda um serviço avançado de televisão como o MEO? Torna-se cada vez mais importante a partilha de conteúdos entre todas estas plataformas. O serviço de televisão MEO tem desde há vários anos funcionalidades avançadas de partilha de conteúdos entre terminais móveis e a televisão. É possível hoje partilhar conteúdos do Youtube para a Box do MEO usando o MEO Go para Android ou iOS. Este projeto pretende dar o passo seguinte, que é tornar todos estes dispositivos num ÚNICO dispositivo, em que a partilha, o consumo, a gestão possam ser feitas de qualquer terminal.
Objetivo
Prototipagem de uma aplicação para o serviço MEO para a reprodução, partilha e gestão de conteúdos multimédia. Permitindo uma gestão transversal dos seus conteúdos multimédia, o utilizador pode escolher o que quer ver e onde quer ver. Pode por exemplo acrescentar um trailer ou um qualquer vídeo à sua lista (queue) usando o Browser e consumi-lo depois comodamente no grande ecrã, a nossa televisão.
Componentes a desenvolver:
• Aplicação MEO para reprodução, partilha e gestão de conteúdos (Mediaroom Presentation Framework);
• Plugin para Browser (a definir) para partilha e gestão de conteúdos (Chrome e Firefox Extensions);
• Plugin para MEO Go (Android, iOS e Windows) para partilha e gestão de conteúdos (MEO Go APIs).
Plano de Trabalhos - Semestre 1
• Aplicação MEO para reprodução, partilha e gestão de conteúdos;
• Plugin para Browser (a definir) para partilha e gestão de conteúdos;
. Elaboração de Relatório Intermédio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
. Plugin para MEO Go (Android, iOS e Windows) para partilha e gestão de conteúdos;
. Elaboração do relatório do projeto
Condições
O aluno integrará processo de seleção;
O responsável do projeto fará parte na entrevista de forma a esclarecer o aluno sobre o desenvolvimento do projeto;
Para o desenvolvimento do projeto o aluno será integrado numa equipa de I&D;
No semestre 2 será atribuída bolsa ao aluno.
Observações
Competências requeridas ao aluno para o desenvolvimento do projeto:
Programação Orientada a Objectos (Java ou .NET C#)
WebServices/REST
Noções de desenvolvimento para TV ou terminais de entretenimento serão valorizados
Conhecimentos básicos de usabilidade/design
Orientador
Francisco Manuel Marques Fontes
oriontes@sapo.pt 📩