Titulo Estágio
Proposta e estudo de novos mecanismos de fiabilidade para a Internet das Coisas
Áreas de especialidade
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Local do Estágio
DEI-UC
Enquadramento
Apesar de todo o potencial declarado da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), verifica-se que o recurso a soluções reais baseadas nesta tecnologia é menor do que o esperado, tendo ficado aquém das previsões, nomeadamente quando se está na presença de ambientes que requerem algum tipo de fiabilidade. Este requisito é fundamental e responsável pelo atraso da adopção da IoT. Embora existam milhares de estudos e propostas académicas, continua a existir uma clara diferença entre a investigação teórica e a respectiva utilização desta tecnologia nos processos de engenharia. O estudo da ON World de 2009, baseado numa análise a soluções OEM e nas propostas de mercado de diferentes fornecedores, elegeu mesmo a fiabilidade do IoT como o factor inibidor da sua aceitação no mercado.
A análise da fiabilidade na IoT obriga a três processos distintos: a escolha dos parâmetros que irão caracterizar a fiabilidade, o processo de leitura desses parâmetros e os mecanismos que suportam os níveis de fiabilidade desejados.
Em muitos casos, como por exemplo em meios ruidosos ou na presença de más condições ambientais, podem-se requer cuidados adicionais para que o sistema responda como desejado. Os mecanismos de robustez a implementar englobam não só a escolha cuidada dos sistemas de hardware como também dos sistemas de software. É necessário garantir que estes últimos apresentam técnicas e paradigmas de programação com gestão de exceções e de tolerância a falhas.
Objetivo
Este projeto propõe o estudo, o desenvolvimento e a avaliação de mecanismos que aumentem a fiabilidade dos dispositivos de IoT na sua integração plena com a Internet. Pretende-se então aproximar os estudos teóricos das exigências reais, através da proposta de um novo elemento: ProxyALL, que liberta dispositivos com fracos recursos energéticos e de processamento, como são os nós actuadores e os nós sensores, de procedimentos complexos para o suporte da mobilidade, segurança e fiabilidade nesta IoT. O suporte proposto será conseguido com a simplificação dos processos, controlando as arquiteturas e desenvolvendo novos modelos baseados em modelos IP.
Embora o desenvolvimento de mecanismos de fiabilidade se apresente um desafio exigente, a utilização de ProxiesAll possibilitará a massificação na aplicabilidade dos dispositivos IoT, contribuindo para finalmente trazer para a Internet todos os restantes elementos das nossas vidas que tardam a ser integrados.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1) Estudo do estado-da-arte, do protótipo actualmente existente e das tecnologias de suporte ao desenvolvimento do projecto.
Data de início: Fevereiro 2017
Duração estimada: 1 mês
2) Proposta, estudo e integração de técnicas de fiabilidade para IoT.
Data de início: Março 2017
Duração estimada: 3 meses
Plano de Trabalhos - Semestre 2
3) Implementação do sistema proposto no protótipo laboratorial.
Data de início: Junho 2017
Duração estimada: 4 meses
4) Testes, melhorias, avaliação e escrita da Tese.
Data de início: Outubro 2017
Duração estimada: 2 meses
Condições
Este estágio insere-se nas actividades do Laboratório de Comunicações e Telemática.
Orientador
Jorge Sá Silva e Soraya Sinche
sasilva@dei.uc.pt 📩