Propostas com aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 12:55:05 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de plataforma para divulgação, leitura e recomendação de contos

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A escrita de pequenos contos é um exercício comum para escritores de ficção. Contudo, grande parte desses contos não são divulgados por falta de um canal de distribuição específico, e por muitas vezes saírem da linha editorial comum dos autores.

Por outro lado, são escassos os conteúdos literários de ficção, direcionados aos apreciadores adaptados às tecnologias móveis e com pouco tempo disponível para ler.

O projecto proposto por Des. Karl Smyth, em colaboração com elementos da empresa Bloco, Eng. Sérgio Santos e Des. Cláudia Acabado, consiste numa plataforma para responder a essas necessidades. Os leitores usufruirão de uma aplicação móvel com pequenos contos selecionados e recomendados para leitura. Os autores terão acesso a uma plataforma para divulgação dos seus trabalhos que, de outra forma, ficariam muito provavelmente por publicar.

Os principais desafios do projecto são:
A definição de um produto que seja atraente para escritores e leitores, sendo também sustentável financeiramente;
Uma arquitectura que permita a oferta de conteúdos actualizados tendo em conta que a aplicação móvel estará frequentemente offline;
Recomendação eficaz de contos aos leitores, a partir de uma grande base de dados de contos disponíveis, que optimize o interesse e o tempo de leitura na aplicação.

Objetivo

Os objetivos deste estágio centram-se no desenvolvimento de uma plataforma de divulgação e leitura de pequenos contos de ficção, nomeadamente: definição do produto, planeamento e implementação da plataforma, e ainda o estudo e implementação de um algoritmo de recomendação de contos.

Primeiro, para a definição do produto, é necessário o estudo do problema e a validação das soluções propostas junto de clientes/utilizadores, para o qual poderá ser usado um processo de desenvolvimento de clientes. Posteriormente, será necessário a elaboração de um plano de marketing e análise de estratégias de monetização para atingir um modelo de negócio sustentável para o produto.

Segundo, o desenvolvimento da plataforma irá implicar dois componentes distintos:
Um servidor Web que disponibilize através de uma API para a aplicação móvel Android a desenvolver e futuras aplicações iOS e Web. Esse servidor também deverá permitir a gestão remota de toda a plataforma.
Uma aplicação móvel de Android que permita a selecção, recomendação e leitura dos contos para os leitores.
Ambos os componentes deverão cumprir requisitos de qualidade como escalabilidade, interoperabilidade e usabilidade, e seguir as melhores práticas actuais de engenharia de software, garantindo a sua manutenção e facilitando futuros desenvolvimentos.

Finalmente, o algoritmo de recomendação de contos irá necessitar de um estudo cuidado de todas as abordagens possíveis, para garantir a eficácia na sugestão do próximo conto a ler. As fontes de dados disponíveis serão a categorização manual prévia dos contos, as suas características linguísticas, os autores, os padrões de leitura dos utilizadores e as suas redes sociais. O sucesso poderá ser medido na utilização recorrente da aplicação e tempo dispendido nesta.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Estado de arte de tecnologias Back-end e Android;
Estado de arte de algoritmos de recomendação;
Contacto com utilizadores finais (leitores e escritores);
Estudo e definição do produto;
Especificação dos requisitos da plataforma;
Planeamento e calendarização;
Experimentação com tecnologias de desenvolvimento;
Elaboração e apresentação do relatório de estágio intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Desenvolvimento do servidor;
Desenvolvimento da aplicação Android;
Implementação do algoritmo de recomendação de contos;
Análise dos resultados;
Elaboração e apresentação do relatório de estágio.

Condições

O estágio não é remunerado. É disponibilizado o espaço de trabalho na comunidade Nest, que alberga um conjunto de 6 empresas da área e onde se estimula a partilha de conhecimento.

Orientador

Mário Alberto da Costa Zenha Rela
mzrela@dei.uc.pt 📩