Titulo Estágio
iRemember - Sistema móvel e wearable de apoio a pessoas com disfunções cognitivas ligeiras
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
CISUC
Enquadramento
Existem diversas doenças do foro neurológico que afectam a memória e a capacidade de concentração. Exemplos representativos são os défices cognitivos ligeiros associados, por exemplo, aos estados iniciais das demências como o Alzheimer, e as doenças congénitas como a doença de Down. As primeiras assumem particular relevância dado estarem associadas ao envelhecimento e exibem prevalências entre 3% e 20% consoante a definição adoptada .
As principais manifestações dos défices cognitivos observam-se ao nível da:
• Memória, em particular ao nível da memória de curto prazo
• Atenção
• Orientação
• Raciocínio
• Fala
Esta degradação é progressiva e tem impacto significativo nas atividades diárias destes doentes levando ao seu isolamento progressivo, seja por vergonha, seja por medo, o que potencia a acentuação da doença. Entre outros problemas são frequentes a desorientação ou o esquecimento de tarefas simples.
Objetivo
Para além do referido no enquadramento, uma outra consequência significativa desta doença, em particular nas populações mais idosas sujeitas a medicações múltiplas, são as alterações às terapias prescritas, seja pela troca frequente de medicamentos, seja pelo esquecimentos das tomas prescritas. A não aderência ao tratamento prescrito é uma das principais causas do insucesso das terapias e do internamento recorrente.
O objectivo do presente estágio é o desenvolvimento de um sistema móvel por recurso aos novos meios wearable de comunicação (por exemplo, o iWatch cujo lançamento se aguarda para breve pela Apple ou o Samsung Galaxy Gear) para o apoio de doentes com défices cognitivos ligeiros em tarefas de memória e de orientação. Pretende-se, em particular, que sejam desenvolvidos os módulos do doente composto pelo sistema wearable e o módulo da pessoa de acompanhamento e apoio do doente. Este sistema deverá integrar módulos de localização, lembretes, alarmes e, eventualmente, atividades de estímulo cognitivo (por exemplo, jogos).
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Elaboração do estado da arte relativo a sistemas móveis de apoio a doentes com défice cognitivo ligeiro
2. Análise de requisitos
3. Levantamento das plataformas de H/W e de S/W aplicáveis; seleção da plataforma
4. Estudo de tecnologias
5. Design da arquitetura do sistema e especificações de testes
Plano de Trabalhos - Semestre 2
6. Desenvolvimento e teste do sistema móvel de apoio
7. Testes em ambiente simulado e real
8. Escrita da dissertação
Condições
Será adquirido pelo menos um sistema wearable que venha a ser selecionado na tarefa 2
Orientador
Ernesto Costa e Paulo de Carvalho
ernesto@dei.uc.pt 📩