Propostas com aluno atribuído - Janeiro de 2015

DEI - FCTUC

Auto Propostas

Gerado a 2024-11-21 22:12:34 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

FactSeg – Aluno B - Criação de um Sistema de Informação específico para a área de Peritagem de Seguros

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

As empresas de Peritagem de Seguros têm necessidade de sistemas personalizados que facilitem a introdução de dados relativos aos seus processos, e que criem documentos com esses dados de forma automatizada de forma a facilitar o seu trabalho.
Os novos requisitos de certificação de software de contabilidade e faturação vieram tornar obsoletas muitas soluções antigas que essas empresas utilizavam, estando em algumas empresas a ser usados programas antigos para gestão de processos, e software mais genérico para a faturação e contabilidade.
Existem atualmente alguns programas de faturação e contabilidade certificados específicos para a área, mas sistemas integrados que façam tanto gestão de processos como a parte da faturação e contabilidade são poucos ou inexistentes.
Este projeto vem colmatar a necessidade da gestão de processos e ao mesmo tempo unificar a gestão de processos e a parte da faturação e contabilidade.
Existe de momento uma empresa em Coimbra desta área interessada neste pro

Objetivo

Este Projeto será composto por 2 estágios autopropostos para dois alunos e tem como objetivo no fim do estágio no seu conjunto formar um produto sólido e comercializável, pronto a ser certificado de acordo com a legislação atual para programas de faturação. Os estagiários têm intenção de com esse produto formar posteriormente uma empresa de prestação de serviços de rede e sistema de informação.
Com este projeto pretende-se criar um sistema de informação específico para a área da Peritagem de Seguros com gestão de processos, geração de documentos a partir de dados de processos e Templates, faturação e contabilidade. Também terá de existir um portal web com capacidade para pesquisar dados processuais e permitir anexar e descarregar ficheiros (documentos, imagens, anexos, e outros) a processos tanto por parte da empresa como do cliente relativo ao processo em questão.
Devido ao projeto ser de uma dimensão considerável, visto só a parte de faturação e contabilidade ter normalmente dimensão suficiente para o estágio de um aluno, o projeto é composto por dois estágios que irão trabalhar em conjunto para criar um trabalho único. Neste projeto cada estagiário passará por todas as fases de desenvolvimento de software, mas dedicando cada estagiário a áreas/módulos diferentes de modo a que passem por todas as fases de desenvolvimento, mas cada um a trabalhar relativamente a coisas diferentes.

*** Esta caixa não tem espaço para os objectivos indicados pelos alunos na auto-proposta

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Ambos os alunos passarão por todas as fases de desenvolvimento de software, sendo que cada um irá passar pelas fases para uma área diferente do projeto.
Por uma questão de coerência os relatórios terão o trabalho completo (de ambos os estagiários), mas em cada parte estará claramente indicado qual foi o estagiário que esteve a fazer cada parte.
O aluno estará encarregado de seguir as fases de desenvolvimento de software relativamente a:
- módulo de faturação
- módulo de contabilidade
- módulo de gestão de documentos no portal web (inserção e recebimento de documentos por parte da empresa ou dos seus clientes)
Fases de Desenvolvimento de software:
- Análise do Estado da Arte. Estudo sobre o que existe na área de gestão de processos, facturação e contabilidade para esta área da Peritagem de Seguros.
- Análise e especificação de requisitos
- Estudo das tecnologias, ferramentas e metodologias a utilizar
– Estudo dos Requisitos de certificação de software segundo legislação Portuguesa – Estudo dos Requisitos para a criação do documento SAFT-PT e sua documentação - Especificação e Arquitetura do Software a Desenvolver
- Criação do Documento de Visão
- Documento de Casos de Uso
- Documento da análise de Riscos
- Documento de Testes
- Preparação e configuração do ambiente de desenvolvimento
- Design da Interface
-Teste das tecnologias a utilizar
- Design e especificação da base de dados
- Planeamento e calendarização do desenvolvimento no 2o Semestre
- Escrita do Relatório Intermédio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Como dito anteriormente, ambos os alunos passarão por todas as fases de desenvolvimento de software, e o 2a semestre será a altura da implementação e testes.
Por uma questão de coerência os relatórios finais terão o trabalho completo (de ambos os estagiários), mas em cada parte estará claramente indicado qual foi o estagiário que esteve a fazer cada parte.
Plano de trabalho do Aluno:
- Criação e configuração da base de dados segundo as especificações já definidas
- Implementação do módulo de faturação (incluindo requisitos de certificação de software segundo legislação Portuguesa)
- Implementação do módulo de Contabilidade
- Implementação do portal web, parte de troca de ficheiros
- Testes da Aplicação (Relativamente aos módulos que estagiário implementou) - Escrita do Relatório de Estágio

Condições

O estágio curricular não será remunerado.
Os estagiários já têm ambiente de desenvolvimento (computadores para desenvolver), e servidores disponíveis para a base de dados. Não são necessários recursos da parte do DEI.
Os estagiários já têm local para trabalhar.

Aluno: Marco Pedrosa

Observações

Existe de momento uma empresa em Coimbra desta área interessada neste projeto e que se dispõe a participar na fase de levantamento de requisitos e no enquadramento dos estagiários a esta área específica. (Existe uma declaração da empresa concordando em colaborar com os estagiários na fase de levantamento e validação de requisitos)

Orientador

Paulo Rupino da Cunha
rupino@dei.uc.pt 📩