Propostas Submetidas MEI 2014/2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 19:43:20 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma para Análise Preditiva da utilização de um serviço de TV

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

A WIT tem uma área de desenvolvimento de software para operadores de IPTV e trabalha para clientes como a Vodafone, Zon e CenturyLink.
Os operadores de IPTV têm a possibilidade de guardar os eventos realizadas pelos seus clientes quando interagem com a TV. Respeitando a questão de privacidade dos clientes, os operadores pretendem tirar o máximo partido dessa informação. Para isso, é necessário uma ferramenta que tenha a capacidade de processar Big Data, identificar padrões e efetuar previsões. Desta forma, os operadores conseguirão inferir tendências de churn, encontrar oportunidades para upsell de produtos/serviços, e necessidades de alteração da infraestrutura (ex: storage).
Este estágio visa a implementação de uma plataforma de software que permita realizar análise preditiva sobre o histórico de utilização de um serviço de TV. Deverão ser criados modelos que tenham em conta todas as variáveis identificadas de forma a simular resultados possíveis com base na informação de histórico

Objetivo

O objetivo do estágio consiste na implementação de uma aplicação Web que permita aos operadores de IPTV analisar a informação histórica e criar modelos que permitam prever necessidades futuras do serviço. Alguns exemplos são:
- Qual a capacidade de largura de banda necessária para uma determinada taxa de crescimento de utilizadores?
- Qual o espaço necessário para ter as gravações da cloud?
- Na presença de um problema de QoE, qual a probabilidade de se propagar e onde?

A plataforma deverá disponibilizar um Dashboard (interface WEB) com uma área de simulação para prever acontecimentos futuros. O aluno deve realizar um estudo detalhado do estado da arte em termos de soluções, ferramentas e frameworks existentes. De seguida, o aluno deve realizar um levantamento das necessidades deste tipo de soluções.

Como forma de preparação e aprofundamento dos conhecimentos, o estagiário deverá realizar diversas experiências sob a forma de protótipos. De seguida, deverá especificar a arquitetura da solução a implementar.

Quando os requisitos e arquitetura estiverem fechados, os conhecimentos tecnológicos adquiridos e definidas as tecnologias a utilizar então será iniciada a efetiva implementação da plataforma.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Levantamento do Estado da Arte
- Especificação dos requisitos
- Aquisição de conhecimentos através da prototipagem
- Desenho da arquitetura da solução
- Experimentação de vários modelos (existentes e a criar) que se possam aplicar à análise preditiva.
- Documentação intermédia do estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Implementação da plataforma, já aplicando os modelos definidos no semestre anterior.
- Preparação da solução para demonstrações
- Benchmarking da plataforma
- Validação dos modelos predictivos
- Estudo da plataforma com dados reais de um Operador
- Documentação final de estágio

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Taveiro onde o estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

Apesar do estagiário ser acolhido pela equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de nenhum produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

O estagiário terá acesso aos recursos da equipa de desenvolvimento, e terá à sua disposição um conjunto de Engenheiros experientes que lhe poderão dar ajuda nas dificuldades técnicas.

No final do estágio, será feita uma avaliação do trabalho realizado. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, promove os Scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Apesar do estagiário ser acolhido pela equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de nenhum produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

Orientador

Sérgio Dinis
sergio.dinis@wit-software.com 📩