Titulo Estágio
Desenvolvimento de “Serious Games” com apoio da Realidade Virtual ao serviço da Reabilitação em Biomedicina
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Local do Estágio
Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI)
Enquadramento
As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são caracterizadas por défices de interação social, défices de comunicação e comportamentos repetitivos e estereotipados. Não existe atualmente cura para o Autismo, o que faz com que intervenções para a reabilitação de competências sociais nesta população tenha um relevo cada vez maior. O uso da realidade virtual permite a simulação de ambientes naturalistas do dia-a-dia dos utilizadores, estabelecendo oportunidades de aprendizagem de competências de um forma segura e controlada.
No Instituto de Imagem Biomédica e Ciências da Vida (IBILI) tem estado a ser desenvolvido uma plataforma inovadora que disponibiliza o acesso a vários jogos com a função primária de apoiar a reabilitação de competências sociais e funções executivas no Autismo. Este estágio visa o desenvolvimento de vídeo jogos exigentes em três componentes: requisitos gráficos, utilização de dispositivos imersivos e poder de reabilitação.
Objetivo
Desenvolvimento de video jogos com apoio de dispositivos de realidade virtual com base em hardware state-of-the-art.
Os video jogos devem integrar a plataforma Neurohab que potencia automaticamente os jogos com várias capacidades, nomeadamente, o acesso simplificado aos dispositivos de realidade virtual, acesso a componentes gráficos consistentes com a plataforma, armazenamento de resultados e sincronização entre diferentes dispositivos.
O aluno deverá desenvolver os jogos com uma abordagem pragmática recorrendo a colaborações existentes com as associações de autismo para realizar testes de funcionalidades e optimizar para o potencial de reabilitação.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Mês 1 e 2 - Levantamento do estado da arte na área. Estudo do estado da plataforma actual, e integração com a equipa nos objetivos propostos. Coordenação com os terapeutas da APPDA-Coimbra para avaliar os requisitos funcionais do trabalho.
- Mês 3 a 5 - Criação de um primeiro protótipo completamente funcional para integrar a plataforma Neurohab utilizando dispositivos de imersão e com base nos requisitos elaborados previamente. Nesta fase será mais importante a capacidade exploratória e a construção de vários proof-of-concept para servirem de base ao desenvolvimento no segundo semestre.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Desenvolvimento de novos video jogos com base em novos requisitos refinados iterativamente com os terapeutas. Ideias devem ser potenciadas pelo uso inovador do dispositivos com base em resultados observados na população de utilizadores e coordenação com terapeutas das associações.
Mês 5 - Testes Finais
Mês 6 - Conclusão do relatório de estágio.
Condições
Ao estagiário será fornecido acesso à tecnologia necessária para desempenhar o plano de trabalhos;
Contacto com uma equipa jovem e multi-disciplinar que fornecerá um apoio contínuo ao longo do estágio: engenheiros informáticos, psicólogos, engenheiros biomédicos e terapeutas da APPDA-Coimbra.
- Gabinete de trabalho
- Acesso a laboratórios
- Atribuição de Bolsa para Licenciado, baseado no mérito e experiência do candidato.
Existem atualmente os seguintes equipamentos de realidade virtual ao dispor do aluno no decorrer do trabalho:
- Oculus Rift (óculos de imersão virtual)
- Razer Hydra (localização espacial com resolução ao centímetro)
- Fato e Acessórios de body-tracking (sala equipada com câmeras de detecção de pose em 3D)
- Microsoft Kinect (detecção e tracking do corpo a curta distância)
- Eye tracking
- entre outros.
Observações
Sem observações.
Orientador
Marco António Machado Simões
msimoes@dei.uc.pt 📩