Propostas Submetidas MEI 2014/2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-04 16:57:32 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Estudo e implementação de mecanismos avançados para melhoria da segurança rodoviária na utilização de aplicações de messaging

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

É inquestionável o perigo causado pelo uso do telemóvel para telefonar ou ler/escrever mensagens durante a condução de veículos automóveis.

Estima-se que nos Estados Unidos 1,6 milhões de acidentes por ano sejam causados pelo uso de telemóvel. Destes acidentes resultam meio milhão de feridos e cerca de 6000 mortos.
Um estudo da Universidade de Utah indica também que o tempo de reacção de um jovem a conduzir e usar o telemóvel é semelhante a um condutor de 70 anos (que não use o telefone a conduzir).

Por este motivo, existem já no mercado alguma aplicações (como a AT&T DriveMode) que pretendem ajudar os condutores a controlar a necessidade de usar o telefone, implementando mecanismos simples como suprimir alertas sonoros de chamadas e mensagens, ou enviar respostas por SMS automaticamente (por ex: “Neste momento estou a conduzir. Ligo quando puder.”).

Objetivo

O objectivo do estágio é o desenvolvimento de provas de conceito e demonstrações que possam levar a uma utilização mais responsável e segura de serviços de comunicação por mensagens quando o utilizador está a conduzir.

O desenvolvimento será focado na plataforma Android e irá tirar partido da aplicação de comunicação sobre IP que faz parte do portfolio de produtos da WIT.

A aplicação resultante do estágio, deverá ser eficiente a detectar situações em que o utilizador está a conduzir, deverá alertá-lo e preveni-lo para os perigos da sua utilização durante a condução e deverá oferecer formas alternativas de comunicação.

O estagiário deverá começar por conduzir um estudo comparativo de soluções existentes no mercado, seguindo-se um estudo dos protocolos standard a utilizar, depois a análise de requisitos do projecto e algumas actividades de prototipagem.

Depois da análise de requisitos finalizada, o estagiário deverá avançar para o desenvolvimento das funcionalidades esperadas.

Espera-se que o estagiário tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Levantamento do estado da arte e análise das funcionalidades de aplicações semelhantes
- Análise de requisitos dos desenvolvimentos a efectuar
- Elaboração do plano de desenvolvimento
- Prototipagem de algumas funcionalidades como:
1. Detecção de modo de condução (pelo menos por 1 método);
2. Confirmação silenciosa com o utilizador (para o caso de não estar a conduzir);
3. Oferta de mecanismo de resposta automática.
- Preparação da solução para demonstrações internas
- Documentação intermédia do estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Melhorias da aplicação Android para:
1. Detecção mais exacta do modo de condução (usando vários métodos);
2. Desenvolvimento de mecanismos de text-to-speech (incorporando tecnologia da empresa Nuance);
3. Manutenção de mensagens em queue no sistema operativo para delivery no final da viagem.
4. Desenvolvimento de mecanismos para criação de um Driver Score, baseado na observação do uso de messaging durante o período de condução;
5. Captação do comportamento de condução e mapeamento no Driver Score.
- Preparação da solução para demonstrações
- Documentação final de estágio

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Taveiro onde o estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

Apesar do estagiário ser acolhido pela equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de nenhum produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

O estagiário terá acesso aos recursos da equipa de desenvolvimento, e terá à sua disposição um conjunto de Engenheiros experientes que lhe poderão dar ajuda nas dificuldades técnicas.

No final do estágio, será feita uma avaliação do trabalho realizado. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado uma adaptação de SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, define as prioridades do backlog, promove os scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

Filipe Santos
filipe.santos@wit-software.com 📩