Titulo Estágio
Desenvolvimento de um jogo para aprendizagem de polinómios
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Local do Estágio
Coimbra
Enquadramento
Uma linha de trabalho interdisciplinar de elevado interesse social é o da criação de jogos com fins de aprendizagem, em particular tratando de tópicos habitualmente desafiantes em contexto escolar. Neste sentido a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação tem um projecto em curso para o estudo do uso de estratégias de jogo no ensino de tópicos Matemáticos do ensino básico. Neste contexto propõe-se aqui um estágio que visa estabelecer uma colaboração para a criação e estudo de um jogo para aprendizagem dos polinómios, em formato de puzzle matemático. Cada um dos desafios constitui um puzzle que o jogador tenta descodificar, dessa forma ganhando experiência que lhe permita entender melhor a dinâmica matemática subjacente e abordar outros desafios de dificuldade crescente.
Objetivo
O objectivo principal é o da realização de um jogo para sistema Android que permita ao jogador manipular os polinómios apresentados pelo jogo, com as quatro operações elementares (adição, subtração, multiplicação e divisão), de modo a obter um resultado pré-determinado. Os resultados principais pretendidos serão:
a) um desenho de jogo que permita abordar o problema proposto, incluíndo mecanismo para geração de puzles de complexidade variável;
b) uma impementação para smartphone/tablet que permita validar o conceito e avaliar o efeito pretendido.
c) um mecanismo de recolha de dados sobre uso do jogo que permita mapear o comportamento dos jogadores e inferir sobre a aprendizagem.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
A1. (M1-M3) State of the art research in learning games and gameplay analytics - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand;
A2. (M2 - M3) Detailed proposal - detailed characterization of the problem to be solved stating specific goals and requirements, assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M3 - M4) Initial Design - Definition of the game and mechanisms to be used for generating puzzles. Definition of the gameplay metrics to be used. Paper prototyping for testing the concept.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
A4. (M5 - M10) Prototyping - implementation and testing of a working prototype for the prioritized components; tunning or corrections based on evaluation results
;
A5. (M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method, performing evaluations and analysis of results
;
A6. (M10 - M11) Statement of Learning - production of paper/thesis with process report and reflection on knowledge production
Condições
Estágio em co-orientação com a
Prof Doutora Ana Amélia Carvalho da FPCEUC
Prof Doutor Licínio Gomes Roque do DEI FCTUC
Observações
Estágio não remunerado
Orientador
Prof Doutora Ana Amélia Carvalho da FPCEUC
anaameliac@fpce.uc.pt 📩