Propostas Submetidas MEI 2014/2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-04 12:57:47 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Visual Interactive Voice Response (Visual IVR)

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações, tais como o Grupo Vodafone, Telefónica, France Telecom, Deutsche Telekom, TeliaSonera, Unitel. A WIT pretende prototipar um serviço de conteúdo interactivo, durante uma chamada de voz, que tipicamente são feitos através de sistemas de Interactive Voice Response (IVR), nos quais o utilizador pressiona teclas e navega em menus de audio. O objectivo deste projecto é revolucionar esses sistemas, para passarem a terem uma componente visual. O conteúdo visual tem especial interesse quando um cliente liga para uma empresa ou para um serviço do operador. Alguns exemplos são:
•Pré-selecção antes de falar com um assistente;
•Compra de produtos durante a chamada;
•Envio de promoções durante espera;
Para fornecer um serviço, é necessário criar uma plataforma, integrada na rede do operador, que irá interceptar as chamadas.O aluno irá adquirir conhecimento valioso no domínio das telecomunicações.

Objetivo

O estágio consiste na implementação de um servidor ligado a uma rede IMS, que irá interceptar as chamadas efectuadas para um conjunto de números e interrogar a aplicação que iniciou a chamada sobre a capacidade de receber conteúdo interactivo. A app cliente deverá ser suportar a recepção deste novo conteúdo interactivo. Com o auxílio de um tutor, o estagiário deverá começar por estudar a arquitectura IMS que se encontra hoje em dia em funcionamento na maioria dos operadores de telecomunicações, de modo a ganhar conhecimento sobre o seu funcionamento, bem como sobre a especificação RCS. Após consolidar o conhecimento sobre IMS e RCS, deverá conduzir um estudo sobre o estado da arte sobre serviços de valor acrescentado sobre RCS. O aluno deverá ter capacidade crítica necessária para recolher, analisar e estruturar informação de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento da solução pretendida. Deverá estudar protocolos standard, de forma a recolher a informação técnica necessária para a fase de implementação e efectuar a análise de requisitos do projecto. Como forma de preparação e aprofundamento dos conhecimentos, o estagiário deverá executar primeiro algumas actividades de prototipagem. Finalizada esta parte, o estagiário deverá avançar para o desenvolv. das funcionalidades desejadas. A aplicação deverá ser incluída no ambiente de testes IMS da WIT e deverá estar disponível para demonstração interna e estudos de benchmarking.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Estudo da arquitectura IMS e de sistemas de IVR. A parte prática será feito com recurso a software open source para os componentes IMS e com recurso às aplicações já desenvolvidas pela WIT.
- Análise detalhada das funcionalidades propostas para o estágio;
- Levantamento do estado da arte;
- Análise de requisitos;
- Elaboração do plano de desenvolvimento;
- Prototipagem de uma aplicação SIP no ambiente IMS;
- Desenvolvimento de aplicação inicial Java sobre SIP com as seguintes funcionalidades:
1. Intercepção de chamadas na rede IMS;
2. Obtenção de informação sobre capacidade do terminal RCS;
3. Estabelecimento de ligação e envio de HTML para terminal;
- Desenvolvimento de aplicação Java para simular terminal com capacidade de receber conteúdo interactivo;
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
- Finalização dos desenvolvimento do servidor SIP:
1. Back-office para gestão do servidor;
2. Alteração do fluxo da chamada em resposta a teclas do utilizador;
- Aplicação Android, com base em aplicações já existentes na WIT:
1. Exposição da nova capacidade da aplicação;
2. Rendering de conteúdo HTML dentro da aplicação de voz;
3. Envio de input do utilizador para servidor;
- Preparação da solução para demonstrações internas;
- Testes funcionais;
- Avaliação de requisitos não funcionais através de benchmarking;
- Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será na sede da WIT Software em Taveiro onde o estagiário terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio será remunerado.

Além da remuneração, o estagiário poderá ser convidado para receber formação na WIT Academy (que inclui tópicos tais como: IMS, VoIP, SIP, iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

Apesar do estagiário ser acolhido pela equipa de desenvolvimento este trabalho de estágio não faz parte do roadmap do desenvolvimento de nenhum produto. É um investimento da empresa no treino de futuros profissionais. O que se pretende com estes estágios é fazer “training-on-job” de alunos finalistas e prepará-los para a área de software para telecomunicações, de modo a que no final do estágio o aluno esteja preparado para ser incluído na equipa de desenvolvimento.

O estagiário terá acesso aos recursos da equipa de desenvolvimento, e terá à sua disposição um conjunto de Engenheiros experientes que lhe poderão dar ajuda nas dificuldades técnicas.

No final do estágio, será feita uma avaliação do trabalho realizado. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Scrum Master e um Project Owner. O Project Owner define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Scrum Master garante o cumprimento das tarefas, promove os Scrum meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.

Orientador

João Alves
joao.alves@wit-software.com 📩