Propostas Submetidas MEI 2014/2015

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-04 12:41:14 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Estudo, concepção e desenvolvimento de uma componente de integração com características sensoriais de objectos através de middleware IoT

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

Instalações da Flor de Utopia

Enquadramento

A Flor de Utopia foi fundada em 2001 como spin-off do IPN e da FCTUC. A empresa é vocacionada para a concepção, desenvolvimento, produção e edição de software, dispondo de know-how para envolver técnicas avançadas nos domínios dos SIs, da Internet, do Multimédia e da Inteligência Artificial. Tem actuado em diversas áreas, mantendo sempre um padrão de elevada qualidade no software que desenvolve.

O projecto visa a concepção e desenvolvimento de uma plataforma de suporte de Empresas Digitais, disponível em ambiente cloud, capaz de integrar os processos de gestão com os processos de produção, suportando a criação de um ecossistema de aplicações móveis (APPs), onde os actores poderão produzir ou consumir informação adaptada e personalizada sensível ao contexto. O projecto inclui a adaptação de um middleware IoT (Internet of Things) para ligação a sensores e actuadores, suporte de operação em modo offline e context aware e conectores capazes de comunicar com os diversos ERPs.

Objetivo

O projecto pretende implementar um paradigma de Empresa Digital envolvendo várias componentes. O estágio visa a implementação de um módulo integrante da solução com o seguinte objectivo:
• Plataforma de software obedecendo aos paradigmas Service Oriented Architectute (SoA) e Internet of Services (IoS) para integração dos processos de gestão com informação provenientes dos processos de produção e das características sensoriais dos objectos (IoT).

Na solução a desenvolver está previsto serem integrados resultados de projectos de investigação nacionais e Europeus anteriores. Mais concretamente serão integrados os resultados dos seguintes projectos: IoT@Work; Butler; IoT-A, OpenIoT e Hydra. O projecto IoT-A propõe a criação de um modelo de referência de arquitectura, juntamente com a definição de um importante conjunto de guidelines. Os projectos OpenIoT e Hydra deram origem a middlewares IoT que são possíveis reutilizar e adaptar às especificidades do projecto.

As actuais soluções de ERPs no mercado não disponibilizam ainda todas as suas soluções em ambiente cloud. Além disto as soluções não contemplam ainda dados provenientes dos processos de produção e das características sensoriais dos objectos. O projecto pretende integrar este conceito de Internet das Coisas nos processos de gestão das empresas e assim automatizar e optimizar transversalmente todos os processos da empresa.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Está previsto o seguinte plano de trabalhos para o 1º semestre:
• Estudos preliminares de avaliação e teste de técnicas e mecanismos existentes que permitam alimentar e refinar a elaboração dos requisitos e casos de uso a identificar na actividade de concepção da arquitectura da solução. Tarefa que permitirá avaliar processos de produção e a aplicabilidade de mecanismos existentes na Internet das Coisas.
• Concepção da arquitetura do componente e sua integração na arquitectura geral da solução, e especificação detalhada dos vários componentes identificados nos objectivos. A análise e especificação de requisitos e de casos de uso terão lugar após a actividade dos estudos preliminares, de modo a alimentar a componente do sistema e consequente definição da arquitetura global. A definição da arquitetura abrangerá a identificação de componentes da plataforma, das suas funcionalidades, dos interfaces entre componentes e dos interfaces com o exterior (aplicações terceiras).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Está previsto o seguinte plano de trabalhos para o 2º semestre:
• Desenvolvimento de componentes do sistema, substanciando a arquitectura, os requisitos e as especificações detalhadas anteriormente produzidas. Esta tarefa está focada no levantamento e obtenção de dados simulados para utilização numa API de Integração com o Middleware IoT. Serão desenvolvidos serviços de integração com a API do middleware IoT, de modo a obter dados inteligentes e sensoriais dos objectos.
• Realização de testes contínuos de modo a assegurar a qualidade das soluções e funcionalidades implementadas.
• Integração, prototipagem e validação dos componentes da solução.~

Condições

As condições remuneratórias são objecto de negociação directa com o estagiário, conforme a experiência demonstrada.

Será ainda disponibilizado ao estagiário um posto de trabalho nas instalações da empresa durante o período de estágio. Conforme o desempenho do estagiário, este poderá vir a integrar a equipa de colaborados da empresa após a conclusão do estágio.

Orientador

Hélio Filipe Verissímo Palaio
heliopalaio@flordeutopia.pt 📩