Titulo Estágio
Desenvolvimento de um sistema LowCost para acesso à Internet em regiões desfavorecidas
Áreas de especialidade
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Local do Estágio
CISUC
Enquadramento
A presente proposta de estágio está enquadrada na colaboração com a EpDAH (http://www.epdah.pt/) e a Rosto Solidário (http://www.rostosolidario.pt/). A EpDAH é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, com sede na Ordem dos Engenheiros e com delegações/núcleos em diversas Universidades. A Rosto Solidário é uma ONGD concebida a partir da Congregação Passionista de Santa Maria da Feira, que tem uma longa experiência em missões a Angola, com incidência na província do Uíge.
Objetivo
A Internet é a porta para o mundo digital, contribuindo não só para o acesso a uma quantidade inesgotável de conhecimento, mas também para que se possa efectivamente pertencer ao mundo globalizado.
No entanto, apesar de ser um dado adquirido na maioria dos países ditos desenvolvidos, é ainda uma realidade por concretizar para a maioria das populações pertencentes a países subdesenvolvidos, especialmente quando se trata de populações fora dos grandes centros urbanos.
Na província do Uíge, em Angola, o Centro de Santa Cruz permite o acesso à Internet aos seus alunos e também à população local. Mas, por falta de meios, esse acesso é restrito às horas de funcionamento do Centro e às suas salas. De modo a expandir o acesso à Internet para a população à volta pretende-se criar uma solução de Internet de baixo custo que, partindo do ponto de acesso situado no Centro, possa distribuir Internet a qualquer hora do dia para a área circundante, usando para isso hotspots e redes Ad-hoc. O projecto será desenvolvido nas instalações do DEI, onde será realizado um protótipo funcional da rede a implementar, de acordo com os requisitos do Centro de Santa Cruz.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1) Levantamento os requisitos do Centro de Santa Cruz e de todos os dados físicos da área que se pretende coberta pela rede.
Data de início: Setembro 2014
Duração estimada: 2 meses
2) Estudo das soluções tecnológicas que melhor se adaptam à situação, tendo em conta os seus custos e performance.
Data de início: Novembro 2014
Duração estimada: 2 meses
3) Escrita do relatório de estágio intermédio
Data de início: Janeiro 2015
Duração estimada: 1 mês
Plano de Trabalhos - Semestre 2
4) Construção de um protótipo laboratorial.
Data de início: Fevereiro 2015
Duração estimada: 2 meses
5) Validação e testes.
Data de início: Abril 2015
Duração estimada: 2 meses
6) Escrita da dissertação.
Data de início: Maio 2015
Duração estimada: 1 mês
7) Avaliação em cenário real. (A confirmar)
Data de início: Julho 2015
Duração estimada: 2 meses
Condições
O trabalho será realizado nas instalações do CISUC onde todo o material necessário será fornecido ao estagiário.
O estágio não será remunerado.
Observações
Existe a possibilidade de, na última parte do estágio, poder ir instalar o protótipo a Angola, combinando o estágio com uma acção de voluntariado (todo o custo de viagem e estadia será assegurado pelas entidades parceiras neste estágio).
Orientadores no CISUC:
Jorge Sá Silva, sasilva@dei.uc.pt
Vasco Pereira, vasco@dei.uc.pt
Orientador
Vasco Pereira
vasco@dei.uc.pt 📩