Titulo Estágio
Interface amigável para colocação em serviço e supervisão de um robô de desminagem
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
Universidade de Coimbra, Polo II
Enquadramento
Estima-se que existam mais de 100 milhões de minas anti-pessoais espalhadas por mais de 70 países, provocando mais de 20 mil vítimas por ano. Enquanto uma mina tem um custo muito reduzido (3 a 30 USD), já a sua remoção é uma tarefa morosa, perigosa e dispendiosa, o que faz com que os países que sofrem deste flagelo tenham dificuldade em libertar-se dele. Neste contexto, a utilização de robôs que permitam a desminagem de forma automática e sem riscos para os operadores envolvidos tem sido vista como uma possibilidade para ajudar a resolver e mitigar este problema. O ISR está envolvido num projecto europeu (www.fp7-tiramisu.eu) que visa desenvolver ferramentas robotizadas para tarefas de desminagem humanitária.
Objetivo
Este trabalho visa o estudo de interfaces intuitivos para robôs de desminagem e o desenvolvimento de software que permita a fácil colocação em serviço e supervisão de um robô móvel autónomo Husky A200 (ver http://www.isr.uc.pt/HRATC2014). O Aluno irá utilizar o ambiente ROS (www.ros.org) para programar e supervisionar o robô e uma biblioteca que permita a utilização de mapas para definir o espaço de trabalho e representar os resultados da operação do robô (e.g. GoogleMaps, OpenStreetMaps, etc).
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Estudo do ambiente ROS para interface e programação de robôs
Definição detalhada dos requisitos do sistema
Análise e projecto do software
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Implementação
Testes funcionais do software
Análise aos resultados e conclusões
Escrita da dissertação
Condições
Dependendo da qualidade do trabalho realizado e dos resultados obtidos, poderá ser atribuída uma Bolsa de Iniciação Científica (BIC) durante os três últimos meses desta dissertação.
Observações
Este trabalho não envolve o desenvolvimento de hardware por parte do aluno.
Orientador
Lino Marques
lino@isr.uc.pt 📩