Titulo Estágio
HappyHour: uma aplicação móvel de apoio à diversão
Áreas de especialidade
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
Este projecto foca-se na continuação do desenvolvimento de uma aplicação que considera o estado emocional e contextual do ser humano por forma a contribuir para melhorar do seu bem-estar, promovendo exercício através de passeios, a descoberta de novos locais de interesse, a socialização e a diversão. O sistema HappyHour é uma aplicação que periodicamente detecta estados emocionais negativos, sugerindo passeios e mostrando informação sobre possíveis pontos de interesse nas imediações, por forma a contribuir para o bem-estar dos seus utilizadores. A aplicação recolhe informação do ruído ambiente através do microfone, agitação através do acelerómetro, posição através de GPS, ritmo-cardíaco através de uma smartshirt e a situação meteorológica através de uma API web. Posteriormente uma rede neuronal processa esta informação para detectar o estado emocional do utilizador e sugerir acções específicas.
Objetivo
A informação de todos os utilizadores do sistema é agregada de forma anónima num servidor central, servindo para providenciar a cada utilizador individual informação em tempo real sobre locais de interesse nas suas imediações, a afluência de público, média de agitação, música ambiente e eventos culturais. Todas estas informações são apresentadas sobre a forma de um mapa. A aplicação permite também ao utilizador receber notificações agendadas por administradores dos pontos de interesse sobre promoções ou eventos que estão a ocorrer à sua volta, permitindo assim uma escolha mais informada dos melhores locais que poderá visitar.
O objectivo do projecto é o da continuação no desenvolvimento da aplicação HappyHour, e da arquitectura que implementa a filosofia “Human-in-the-Loop. Pretende-se considerar agora não apenas o estado emocional de um humano, mas a interacção entre vários humanos para adaptar de forma dinâmica os níveis de privacidade, segurança e qualidade de serviço.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1) Estudo do protótipo actualmente existente e das tecnologias de suporte ao desenvolvimento do projecto.
Data de início: Setembro 2014
Duração estimada: 2 meses
2) Implementação da funcionalidade de “public local chat”.
Data de início: Novembro 2014
Duração estimada: 1 mês
Plano de Trabalhos - Semestre 2
3) Implementação do reconhecimento de amigos, descoberta geofísica, emparelhamento por Bluetooth e mecanismos de segurança.
Data de início: Dezembro 2014
Duração estimada: 3 meses
4) Implementação da partilha de emoção, da voz (voIP), imagens e texto através da ligação segura e configuração com base na emoção.
Data de início: Março 2015
Duração estimada: 2 meses
5) Testes, melhorias, avaliação do sistema e escrita da tese.
Data de início: Maio 2015
Duração estimada: 2 meses
Condições
Estágio não-remunerado.
Orientador
Jorge Sá Silva e David Nunes
sasilva@dei.uc.pt 📩