Titulo Estágio
Aprendizagem computacional em tempo real com sistemas difusos adaptativos (eFS- Evolving Fuzzy Systems)
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
CISUC - Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, Gropo de Computação Adaptativa
Enquadramento
Este estágio enquadra-se no desenvolviment de sistemas inteligentes com capacidade de auto-aprendizagem a partir de dados. Os sistemas autónomos, qualquer que seja o domínio da aplicação, terão que ter estas capacidades muito desenvolvidas.
A análise de dados, técnicas de agrupamento (clustering), construção evolutiva de sistemas difusos, são áreas do conhecimento de que estas técnicas serão tributárias.
Objetivo
Desenvolver um sistema para aprendizagem computacional a partir de dados de sistemas e processos recolhidos em tempo real, nomeadamente no contexto neuro-difuso. O desenvolvimento de sistemas difusos aos quais seja atribuível, à posteriori, uma interpretação semântica é uma etapa essencial na extracção de conhecimento sistémico e sistemático sobre a realidade em observação. As propriedades de transparência e interpretabilidade dos conjuntos difusos são uma das chaves para a questão, e serão o objeto principal deste desenvolvimento. Trata-se de um tema com grande potencial de investigação.
Espera-se o desenvolvimento de novas métricas de similaridade de conjuntos difusos que possibilitem a tomada de decisão sobre a fusão de conjuntos difusos e de regras difusas (pruning).
O desenvolvimento de técnicas recursivas de clustering, agrupando os novos dados e criando ou não novas regras difusas conforme a análise dos agrupamentos, será uma etapa necessária.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1- Estudo bibliográfico do problema e das soluções perspectivadas
2- Desenvolvimento de técnicas de simplificação de conjuntos e de regras difusas extraídas de dados por técnicas recursivas de clustering.
3- Desenvolvimento de sistemas difusos interpretáveis à posteriori.
4- Aplicações (laboratoriais e industriais).
Plano de Trabalhos - Semestre 2
1- Desenvolvimento de sistemas difusos interpretáveis à posteriori.
2- Consideração das situações de funções de pertença geometricamente diferentes conform o antecedente das regras.
3- Comparação dos sisteams difusos TSK com os de Sugeno.
4- Aplicações (laboratoriais e industriais).
Condições
O estágio requer apenas recusos computacionais moderados, que estão disponíveis no Laboratório.
Quanto a remuneração do estágio, depende de circunstâncias ainda não conhecidas.Para outras informações sobre esta questão contactar o orientador.
Observações
sem observações.
Orientador
António Dourado
dourado@dei.uc.pt 📩